terça-feira, março 26, 2024

7 filmes sobre saúde mental que todo amante de psicologia precisa assistir

Tema de extrema importância para uma vida de qualidade, a saúde mental também é um assunto que o cinema sempre se preocupou em estudar.
Ao longo dos anos, foram várias as obras potentes que adotassem o tema da lista como proposta central para suas tramas e personagens.
Pensando nisso, trouxemos filmes fabulosos que saibam trabalhar com a figura da saúde mental de uma forma assertiva, abordando diversos subgêneros do tema. Vamos à lista!

Christine

Garota Interrompida
O filme explora a passagem de uma jovem por uma instituição psiquiátrica após ser diagnosticada com um transtorno de personalidade. ‘Garota, Interrompida’ é um bom filme, trazendo vários fragmentos de uma realidade psiquiátrica pouco aprazível. Aqui, Winona Ryder tem a atuação de sua vida como protagonista, se destacando em meio ao resto do elenco.

Garota Interrompida

Christine
Baseado em um evento real, o filme traz a história de uma jornalista de um canal de televisão de uma pequena cidade, expondo a vida solitária da mulher e sua busca incessante por subir de cargo em sua carreira. O filme ganha sua substância quando a mulher começa a perder o contato com a realidade, empreendendo, cada vez mais, um comportamento autodestrutivo em relação ao seu meio social. ‘Christine’ trabalha com uma personagem inserida em um estágio inexorável da depressão, contrastando, também, um possível Transtorno de Personalidade Borderline, trazendo todo o triste aspecto degenerativo nela. Um filme extremamente perturbador, não sendo recomendado para momentos de instabilidade emocional em virtude de seu conteúdo conceitual pesado.

Christine

Gênio Indomável
Quando professores descobrem que um simples servente é um gênio da matemática, um terapeuta ajuda o jovem a confrontar os demônios que impedem seu desenvolvimento.

Gênio Indomável

Uma Lição de AmorSam Dawson, um pai com problemas mentais que toma conta de sua filha Lucy com a ajuda de um grupo de amigos. Quando Lucy faz sete anos e começa a ultrapassar seu pai intelectualmente, o seu vínculo é ameaçado quando sua vida nada convencional chama a atenção de uma assistente social que quer que Lucy seja colocada em um orfanato.

Uma Lição de Amor

Nise: O Coração da LoucuraNos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.

Nise: O Coração da Loucura

Se enlouquecer, não se apaixoneO adolescente Craig se interna num hospício, mas a ala juvenil é fechada inesperadamente e ele terá que ficar entre os pacientes adultos.

Se enlouquecer, não se apaixone

FraturaApós um acidente, Ray Monroe (Sam Worthington) e sua esposa Joanne (Lily Rabe) correm com a filha para um pronto-socorro próximo. A mãe e a menina são levadas para exames e desaparecem, assim como os registros da visita ao hospital. A partir daí, Ray embarca em uma jornada desesperada para encontrar sua família e descobrir o que aconteceu.

Fratura

Acesse aqui a matéria original

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS