sexta-feira, abril 19, 2024

A Carreira de Robert Lewandowski em Números

Quando cita-se um dos melhores centroavantes do futebol alemão e também um dos melhores centroavantes do mundo é inevitável não se lembrar do polonês Robert Lewandowski que atualmente joga pelo Bayern de Munique da Alemanha e pela seleção da Polônia e foi por 4 vezes o artilheiro das últimas 6 edições da Bundesliga, campeonato alemão.

Robert Lewandowski nasceu em 21/08/1988 em Varsóvia, capital da Polônia. Ele iniciou a sua carreira profissional no “modesto” Znicz Pruszków da Polônia e como se sabe, Lewandowski atua pelo Bayern de Munique atualmente. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de Lewandowski? Por quais clubes ele atuou? Quais feitos ele atingiu até este momento?

Juvenil

Lewandowski deu os seus primeiros passos no futebol quando ele tinha antes dos 7 anos de idade no Partyzant Leszno, mas ele não era um jogador deste clube, pois tinha a permissão para participar de treinamentos graças ao seu pai Krzysztof, que trabalhou por este clube. Robert é oriundo de uma família de desportistas: o pai era judoca e a sua mãe era uma jogadora de voleibol.

Robert Lewandowski quando ele tinha apenas 7 anos de idade

Em 1995, o pai de Lewandowski, um ex-campeão mundial de judo e também um ex-jogador – atuou pelo Hutnik Varsóvia – faleceu. Dois anos depois (1997), ele tentou a sorte no Varsóvia Warszawa onde jogou por 7 anos nos juniores da equipe. Naquela época, ele se distinguia pela baixa estatura e pela baixa massa corporal. Devido a isso, em 2002, o Varsovia Warszawa o dispensou e isso o levou a tentar a sorte em outros esportes, tais como corridas de cross-country e ele praticou judo por um curto período de tempo.

Categorias de Base

Em 2004, Lewandowski voltou a jogar futebol e o clube pelo qual ele passou a atuar foi o Delta Varsóvia e uma melhoria significativa nas suas condições físicas pouco antes dos 16 anos, combinada com as habilidades apresentadas, fez com que Legia Varsóvia manifestasse interesse em contratá-lo por no segundo semestre do mesmo ano. No final da temporada 2004-05, ele jogou a Mazovian IV League (4ª divisão do futebol polonês) e ele marcou 4 gols pelo Delta Varsóvia e com isso, a sua equipe ficou em 5º lugar ao final deste campeonato.

Em 1 de julho de 2005, Robert Lewandowski se tornou um jogador oficial do Legia Varsóvia, um dos clubes que mais conquistou títulos na Polônia. Durante a temporada 2005-06, ele jogou pela equipe B do Legia Varsóvia, em outras palavras, ele jogou a 3ª divisão do futebol polonês pelo Legia Varsóvia II e logo nos seus primeiros jogos, ele marcou 2 gols. No final da temporada, ele sofreu uma lesão muscular, e a equipe teve uma queda de rendimento e terminou o campeonato em 11º lugar e em decorrência disso, caiu para a 4ª divisão.

Em 30 de junho de 2006, o seu contrato com o clube expirou e, embora ele tenha ido a um campamento de verão com a equipe principal, o então técnico Dariusz Wdowczyk não o via como um membro da equipe e além disso, o clube optou por não renovar o contrato dele.

A Carreira de Robert Lewandowski em Números

Znicz Pruszków

2006-07

Em julho de 2006, Lewandowski assinou um contrato com o Znicz Pruszków, clube que estava para disputar a II Liga; a 3ª divisão do futebol polonês. Estima-se que o Znicz Pruszków tenha desembolsado 15 mil euros para contratá-lo (o equivalente a 62,7 mil reais). O principal defensor do talento de Lewandowski era Andrzej Blacha, técnico do novo clube de Robert e ainda há outra curiosidade, um ano antes, este mesmo treinador queria que o Hutnik Varsóvia, clube comandado por ele naquela época contratasse o Lewandowski.

Na sua primeira temporada no Znicz Pruszków, Lewandowski marcou 16 tentos em 29 partidas sendo que 15 destes tentos, ele marcou na II Liga e com isso, ele foi o artilheiro deste campeonato. Quanto ao clube, com vinte e duas vitórias, 3 empates e 5 derrotas, onde conseguiu somar 69 pontos, terminou em 1º lugar na 3ª divisão e além de ser o campeão desta competição, o Znicz Pruszków obteve a promoção para a I Liga; a 2ª divisão do futebol polonês.

  • Números de Lewandowski na sua 1ª Temporada no Znicz Pruszków
PdGmACACVMj na temporada 2006-07
29*16????

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 16 gols dos quais 15 foram pela II Liga e 1 pela Copa da Polônia

2007-08

No primeiro jogo do Znicz Pruszków na temporada 2007-08, em 29 de julho de 2007, o clube fez a sua estreia na I Liga – 2ª divisão do futebol polonês – e logo no primeiro jogo do Pruszków na 2ª divisão do campeonato polonês, Lewandowski marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o Pelikan Lowicz. Nas 3 rodadas seguintes, 1 gol em cada partida; na goleada por 4-0 sobre o Kmita Zabiérzow, no triunfo por 2-1 sobre GKS Katowice e na vitória por 4-2 sobre o LKS Lomza.

Em 04/11/2007, em jogo da 18ª rodada da I Liga, o centroavante de apenas 19 anos marcou um doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols num mesmo jogo – da temporada e com isso, evitou a derrota do Znicz Pruszków diante do Pelikan Lowicz; as duas equipes ficaram no empate em 2-2.

Em 22 de março de 2008, em partida válida pela 22ª rodada da 2ª divisão do Polonês, Lewandowski marcou o seu segundo doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Slask Wroclaw.

Em 26/04/2008, em jogo da 27ª rodada da I Liga, o centroavante de 19 anos marcou o seu terceiro doblete nesta temporada no triunfo por 3-1 sobre o Wisla Plock. Uma semana depois, em mais uma partida válida pela I Liga, Lewandowski marcou o seu último doblete da temporada na vitória por 3-1 sobre o Polônia Varsóvia.

Em 11/05/2008, em jogo da 31ª rodada da 2ª divisão do campeonato polonês, Lewandowski marcou o seu último tento da temporada na vitória por 3-0 sobre o Motor Lublin e com mais este triunfo, o Znicz Pruszków acabará de subir para a 2ª colocação do Campeonato. No entanto, o clube perdeu a chance de obter o acesso, pois não venceu nenhuma partida nas 3 últimas rodadas e com isso, terminou o campeonato em 5º lugar e assim sendo, teve de ficar por mais uma temporada na 2ª divisão, pois somente os 4 primeiros colocados é que obtêm o acesso para disputar a Ekstraklasa (1ª divisão do futebol polonês).

Em suma, Lewandowski foi o artilheiro da I Liga com 20 gols em 34 rodadas na sua 2ª e última temporada defendendo o Znicz Pruszków.

  • Números de Lewandowski na sua 2ª e última Temporada no Znicz Pruszków
PdGmACACVMj na temporada 2007-08
34*210612707

* Gols válidos pela I Liga

  • O vídeo abaixo mostra 5 dos 37 gols que Lewandowski marcou com a camisa do Znicz Pruszków
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 2 de julho de 2012 por ScoutingPolska

Lech Poznań

2008-09

Em 18 de junho de 2008, o Znicz Pruszków acertou a venda de Robert Lewandowski para o Lech Poznań, outra equipe polonesa, mas que diferentemente da equipe anterior de Lewandowski, o Lech Poznań disputava a 1ª divisão do futebol polonês. Estima-se que o Lech Poznań teve de desembolsar 380 mil euros (o equivalente a 1,5 milhões de reais) para contratar o centroavante de 20 anos que foi o artilheiro da II Liga e da I Liga.

Em 17/07/2008, no primeiro confronto da 1ª fase qualificatória da Copa da UEFA, o técnico Franciszek Smuda optou por substituir o meia Tomasz Bandrowski pelo centroavante de 19 anos e ele não decepcionou e logo no seu primeiro jogo pelo seu novo clube marcou o único gol da vitória do Lech Poznań sobre o Xäzär Länkärän do Azerbaijão. Observação: este jogo ocorreu no Azerbaijão. Posteriormente, no segundo confronto contra a equipe azerbaijana na Polônia, ele entrou no segundo tempo novamente e deu o passe para Piotr Reiss marcar o gol dele na goleada por 4-1 sobre o Xäzär Länkärän. Com este resultado, a equipe polonesa avançou para a fase seguinte desta competição.

Em 08/08/2008, na estreia dos “Kolejorz” – Lech Poznań – na Ekstraklasa (Campeonato Polonês), Lewandowski saiu do banco aos 17 minutos da segunda etapa no lugar de Dimitrije Injac e depois de 5 minutos, ele marcou o seu gol nesta partida, porém mesmo com o gol de Robert, o Lech Poznań perdeu o jogo para o GKS Belchatow por 3-2. Pouco menos de uma semana depois de estrear com derrota no Campeonato Polonês, o Lech Poznań voltou a campo, mas desta vez em partida válida pela 2ª fase qualificatória para a Copa da UEFA, Smuda o escalou pela primeira vez entre os titulares e Lewandowski retribuiu marcando 2 gols na goleada por 6-0 sobre o Grasshopper da Suíça. Posteriormente, no segundo confronto contra a equipe suíça, empate em 0-0 na Suíça e com isso, o Lech Poznań obteve a classificação para a última fase qualificatória do torneio.

Em 14/09/2008, em jogo da 5ª rodada da Ekstraklasa, o centroavante de 20 anos marcou o seu segundo e último doblete da temporada na goleada por 4-1 sobre o Wisla Kraków fora de casa.

Em 02/10/2008, no segundo confronto contra o Austria Vienna, Lewandowski deu o passe para o atacante Slawomir Peszko marcar o segundo tento dos “Kolejorz” no triunfo por 2-1 sobre a equipe austríaca no tempo regulamentar e por ter “devolvido” o placar do primeiro confronto, o time que se classificaria para a fase de grupos da Copa da UEFA foi conhecido na prorrogação onde Lewandowski marcou um dos gols na vitória por 4-2 do Lech Poznań.

Em dezembro, Robert Lewandowski foi reconhecido pelo semanário “Football” como a maior descoberta de 2008 do futebol polonês.

Em 1 de janeiro de 2009, a equipe editorial do site imscouting.com elegeu Lewandowski como um dos 10 jogadores mais promissores. Duas semanas depois, nas páginas do jornal britânico “Times”, foi publicada uma lista com os nomes dos 50 jogadores de futebol mais promissores até os 23 anos de idade, sendo que o nome do centroavante de 20 anos estava presente nesta lista e ele ocupava a 32ª posição.

Em 15/05/2009, em jogo da 28ª rodada da Ekstraklasa, Robert marcou o seu último tento na temporada no triunfo por 1-0 sobre o Lechia Gidansk. Quatro dias depois, desta vez em confronto válido pela final da Copa da Polônia, Lewandowski não marcou o gol da vitória dos “Kolejorz” sobre o Ruch Chorzow, mas em compensação ele conquistou o seu primeiro título como profissional.

Ao término desta temporada, o Lech Poznań terminou o Campeonato Polonês em 3º lugar, chegou até a fase de 16 avos da Copa da UEFA sendo eliminado pela Udinese da Itália e por fim, foi campeão da Copa da Polônia. Quanto a Lewandowski, diferentemente das duas temporada anteriores onde ele foi o artilheiro da II Liga 2006-07 e da I Liga 2007-08, ele foi o 3º maior goleador da Ekstraklasa 2008-09 com 14 gols marcados em 30 rodadas, ficando atrás de Pawel Brozek do Wisla Kraków e de Takesure Chinyama do Legia Varsóvia, cada um marcou 19 gols.

  • Números de Lewandowski na sua 1ª Temporada no Lech Poznań
PdGmACACVMj na temporada 2008-09
48*2012303730

* 20 gols dos quais 14 foram pela Ekstraklasa, 3 pela fase qualificatória para a Copa da UEFA, 2 pela Copa da Polônia e 1 pela Copa da UEFA

2009-10

No primeiro jogo do Lech Poznań na temporada 2009-10 em 25 de julho de 2009, um jogo que valia o título da Supercopa da Polônia, Lewandowski marcou o gol do empate em 1-1 com o Wisla Kraków no tempo regulamentar e com a persistência do empate na prorrogação, as duas equipes tiveram de decidir quem começaria esta temporada com a conquista de um título nos pênaltis e o Lech Poznań levou a melhor e venceu esta disputa por 3-2 com o centroavante de 20 anos convertendo a sua penalidade.

Cinco dias depois, em 30/07/2009, os “Kolejorz” estavam em campo novamente, desta vez diante do Fredrikstad da Noruega. Este era o primeiro confronto da 3ª fase qualificatória para a UEFA Europa League e mesmo o jogo sendo em solo norueguês, o Lech Poznań aplicou uma goleada de 6-1 sobre a equipe norueguesa e Lewandowski foi um dos jogadores que marcou um dos 6 tentos da equipe polonesa neste jogo. Posteriormente, as duas equipes se enfrentaram novamente e o centroavante de 20 anos marcou o tento do Lech Poznań em uma partida na qual a equipe polonesa foi derrotada diante dos seus torcedores por 2-1, mas por ter vencido o primeiro confronto com um placar elástico, a equipe polonesa se classificou para a fase seguinte desta competição e foram eliminados pelo Club Brugge da Bélgica.

Em 09/08/2009, em jogo da 2ª rodada da Ekstraklasa, Lewandowski marcou o seu primeiro doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre o Korona Kielce.

Em 21/11/2009, em partida válida pela 14ª rodada da Ekstraklasa, o centroavante de 21 anos marcou o seu segundo doblete da temporada no triunfo por 3-1 sobre o Ruch Chorzow, a mesma equipe sobre a qual o Lech Poznań havia conquistado o título da Copa da Polônia 2008-09.

Em 28 de fevereiro de 2010, em jogo da 18ª rodada do Campeonato Polonês, Lewandowski marcou outro doblete, desta vez na vitória por 3-0 sobre o Polônia Varsóvia.

Em 02/05/2010, em partida válida pela 27ª rodada da Ekstraklasa, o centroavante de 21 anos marcou o seu quarto e último doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Slask Wroclaw. Nas 3 rodadas seguintes, ele marcou um tento em cada partida; na vitória por 3-0 sobre o Polônia Bytom, marcou um tento e proveu uma assistência no triunfo por 2-1 sobre o Ruch Chorzow e na última rodada do campeonato, ele marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o Zaglebie Lubin e com esta sequência de vitórias nas últimas rodadas, Lewandowski foi um dos pilares na conquista do título da Ekstraklasa 2009-10, pois com 18 gols em 30 rodadas, ele foi o artilheiro do Campeonato.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do Lech Poznań, Lewandowski disputou 34 partidas, fez 21 gols e proveu 8 assistências.

  • Números de Lewandowski na sua 2ª e última Temporada no Lech Poznań
PdGmACACVMj na temporada 2009-10
34*218603127

* 21 gols dos quais 18 foram pela Ekstraklasa, 2 pela fase qualificatória para a UEFA Europa League e 1 pela Copa da Polônia

Títulos que conquistou no Lech Poznań

  • Ekstraklasa 2009-10
  • Copa da Polônia 2008-09
  • Supercopa da Polônia 2009
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Lewandowski com a camisa do Lech Poznań
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 22 de maio de 2012 por Iawa8

Borussia Dortmund

2010-11

Robert Lewandowski sendo apresentado como o mais novo reforço do Borussia Dortmund

Após o término da temporada 2009-10, houve rumores sobre uma possível transferência de Lewandowski para um outro clube europeu e em 11 de junho de 2010, esses rumores se confirmaram; o Lech Poznań chegou a um acordo com o Borussia Dortmund da Alemanha e vendeu o artilheiro da Ekstraklasa 2009-10 por 4,5 milhões de euros (o equivalente a 18,9 milhões de reais) para os “Schwarzgelben” (Borussia Dortmund). O centroavante polonês assinou um contrato válido por 4 temporadas.

Em 22/08/2010, na estreia do Borussia Dortmund na Bundesliga – Campeonato Alemão -, o técnico Jürgen Klopp substituiu o capitão e volante Sebastian Kehl por Lewandowski aos 18 minutos da segunda etapa, no entanto, esta alteração não surtiu efeito e os “Schwarzgelben” foram derrotados na estreia do Campeonato Alemão por 2-0 diante do Bayer Leverkusen.

Em 19/09/2010, em jogo da 4ª rodada da Bundesliga, o novo camisa 7 – Lewandowski – do Borussia Dotmund saiu do banco aos 29 minutos do segundo tempo no lugar de Shinji Kagawa e depois de 12 minutos em campo, ele marcou o seu primeiro gol pelo seu novo clube e assim sendo, a equipe de Dortmund venceu o Schalke 04 por 3-1 em plena Veltins Arena, estádio do Schalke. Três dias depois, em mais uma partida do Campeonato Alemão, o polonês saiu do banco novamente para marcar o seu segundo tento pelo seu novo clube e o quarto gol do Borussia Dortmund na goleada por 5-0 sobre o Kaiserslautern.

Em 27/10/2010, em partida válida pela 2ª fase da Copa da Alemanha, Jürgen Klopp escalou Lewandowski pela primeira vez entre os titulares diante do Kickers Offenbach, clube que disputava a 3ª divisão do futebol alemão naquela época, e mesmo recebendo esta oportunidade, o polonês não a aproveitou e as duas equipes ficaram no empate em 0-0 no tempo regulamentar e este placar se repetiu na prorrogação e com isso, a vaga para a fase seguinte deste torneio teve de ser decidido na disputa por pênaltis e o Kickers Offenbach levou a melhor nas penalidades e venceu os “Scharzgelben” por 4-2 e assim sendo, o Borussia Dortmund estava eliminado da Copa da Alemanha 2010-11.

Em 02/12/2010, em jogo válido pela 5ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, o camisa 7 voltou a ser escalado entre os titulares e desta vez ele retribuiu a confiança dada a ele e marcou o terceiro tento da equipe de Dortmund no triunfo por 3-0 sobre o Karpaty Lviv da Ucrânia. Posteriormente, mesmo tendo conseguido somar 9 pontos na fase de grupos, o Borussia Dortmund foi eliminado da UEFA Europa 2010-11, pois terminou esta fase na 3ª colocação e somente os 2 primeiros colocados do grupo avançavam para a fase de mata-mata. Três dias após a vitória sobre o Karpaty Lviv, o centroavante polonês iniciou uma partida entre os titulares novamente, a 15ª rodada da Bundesliga, e ele marcou um dos gols da vitória por 2-0 sobre o Nuremberg.

Aos poucos, Lewandowski estava ganhando a confiança de Jürgen Klopp e estava começando a “cavar” o seu espaço entre os titulares e em mais uma destas oportunidades dadas pelo técnico, em 4 de março de 2011, em jogo da 25ª rodada da Bundesliga, o polonês marcou o único gol da vitória sobre o Colônia e desde então, ele passou a ser escalado entre os titulares.

Em 30/04/2011, em jogo da 32ª rodada do Campeonato Alemão, Lewandowski marcou o seu último gol da temporada no triunfo por 2-0 sobre o Nuremberg no Signal Iduna Park, estádio da equipe de Dortmund.

Em suma, na sua primeira temporada pelo seu novo clube, o camisa 7 disputou 43 partidas, marcou 9 gols e proveu 4 assistências e além disso, o polonês acabará de conquistar o seu primeiro título pelo seu novo clube, pois o Borussia Dortmund foi o campeão da Bundesliga 2010-11.

  • Números de Lewandowski na sua 1ª Temporada no Borussia Dortmund
PdGmACACVMj na temporada 2010-11
43*94501983

* 9 gols dos quais 8 foram pela Bundesliga e 1 pela UEFA Europa League

2011-12

Com a lesão de Lucas Barrios – ex-Grêmio e ex-Palmeiras – antes do início da temporada, Klopp passou a escalar Lewandowski como o centroavante titular do Borussia Dortmund e apesar do polonês não ter marcado gol no primeiro jogo da equipe de Dortmund na temporada, ao qual o Borussia Dortmund perdeu o título da Supercopa da Alemanha para o Schalke 04 na disputa por pênaltis em 23 de julho de 2011, uma semana depois – em 30/07/2011 -, em partida válida pela 1ª fase da Copa da Alemanha, o novo camisa 9 – Lewandowski – dos “Schwarzgelben” se redimiu e marcou o seu primeiro doblete pela equipe de Dortmund no triunfo por 3-0 sobre o SV Sandhausen.

Em 20/08/2011, em jogo da 3ª rodada da Bundesliga, o centroavante polonês marcou o seu primeiro tento no campeonato na vitória por 2-0 sobre o Nuremberg.

Em 01/10/2011, em partida válida pela 8ª rodada da Bundesliga, Lewandowski foi marcou o seu primeiro hat-trick pelo Borussia Dortmund na goleada por 4-0 sobre o Augsburg e além de ter feito 3 gols nesta partida, ele também deu o passe para Mario Götze marcar o gol dele no jogo.

Em 19/10/2011, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), o novo camisa 9 da equipe de Dortmund marcou o único tento dos “Schwarzgelben” na derrota por 3-1 ante o Olympiacos da Grécia. Posteriormente, o Borussia Dortmund venceu a equipe grega por 1-0 no Signal Iduna Park, no entanto, esta foi a única vitória da equipe alemã na fase de grupos desta edição da Liga dos Campeões e em decorrência desta má campanha, o time ficou em último lugar no grupo F e com isso, sequer obteve a classificação para a fase de mata-mata da UEFA Europa League.

Em 22/10/2011, em jogo da 10ª rodada da Bundesliga, Lewandowski marcou o seu segundo doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre o Colônia e com esta vitória, o Borussia Dortmund subiu para o 2º lugar do campeonato naquele instante.

Em 17/12/2011, em jogo da 17ª rodada do Campeonato Alemão, o polonês marcou o seu terceiro doblete da temporada na goleada por 4-1 sobre o Freiburg em pleno Schwarzwald-stadion – estádio do Freiburg – e além de ter feito 2 gols nesta partida, ele também deu o passe para Kevin Großkreutz marcar o seu gol no jogo. Devido a sua performance na primeira metade da temporada 2011-12, Robert Lewandowski foi eleito o “Melhor Jogador Polonês do ano de 2011”.

Após a tradicional pausa do campeonato alemão entre os meses de dezembro e de janeiro, em 22 de janeiro de 2012, em partida válida pela 18ª rodada da Bundesliga, o camisa 9 marcou mais um doblete nesta temporada e assim sendo, o Borussia Dortmund venceu o Hamburgo por 5-1 como visitante e além dos 2 gols nesta partida, o centroavante polonês também deu o passe para o meia e compatriota Jakub Błaszczykowski marcar um dos seus 2 gols neste jogo.

Em 26/02/2012, em jogo da 23ª rodada da Bundesliga, Lewandowski marcou outro doblete, desta vez na vitória por 3-1 sobre o Hannover 96.

Em 07/04/2012, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Alemão, o camisa 9 voltou a marcar 2 gols em um mesmo jogo e assim sendo, o Borussia Dortmund venceu o Wolfsburg por 3-1 em plena Volkswagen Arena, estádio do clube da Baixa Saxônia (Wolfsburg). Quatro dias após este jogo, em mais um jogo válido pela Bundesliga, Lewandowski marcou o único gol da vitória dos “Schwarzgelben” sobre o Bayern de Munique e este resultado deu aos comandados de Jürgen Klopp uma vantagem de 6 pontos sobre o Bayern faltando apenas 4 rodadas para o término do campeonato.

Em 21/04/2012, em jogo da 32ª rodada da Bundesliga, aos 14 minutos do segundo tempo, o centroavante polonês deu o passe para Shinji Kagawa marcar o segundo gol da vitória dos “Schwarzgelben” por 2-0 sobre o Borussia Mönchengladbach e com isso, com duas rodadas de antecedência, pela segunda temporada seguida o Borussia Dortmund se sagrava campeão da Bundesliga.

Em 05/05/2012, em partida válida pela última rodada (34ª) do Campeonato Alemão, Lewandowski marcou o seu último doblete da temporada na goleada por 4-0 sobre o Freiburg. Apesar de ter marcado tantos gols na Bundesliga 2011-12, o polonês foi o 3º maior goleador do campeonato com 22 gols marcados em 34 rodadas, ficando atrás apenas de Klaas-Jan Huntelaar do Schalke 04, marcou 29 gols, e de Mario Gómez do Bayern de Munique, marcou 26 gols.

Em 12/05/2012, em confronto válido pela final da Copa da Alemanha 2011-12, o camisa 9 da equipe de Dortmund foi o principal destaque da partida ao marcar o seu segundo e último hat-trick desta temporada na goleada por 5-2 sobre o Bayern de Munique e assim sendo, o Borussia Dortmund encerrou a temporada 2011-12 com a conquista de mais um título e Lewandowski foi o artilheiro da Copa da Alemanha 2011-12 com 7 gols marcados em 6 partidas.

  • Números de Lewandowski na sua 2ª Temporada no Borussia Dortmund
PdGmACACVMj na temporada 2011-12
47*3012504086

* 30 gols dos quais 22 foram pela Bundesliga, 7 pela Copa da Alemanha e 1 pela UEFA Champions League

2012-13

No primeiro jogo do Borussia Dortmund na temporada 2012-13 em 8 de agosto de 2012, Lewandowski marcou o único gol da equipe de Dortmund na decisão da Supercopa da Alemanha, no entanto, mesmo com o polonês marcando gol nesta partida, o Bayern de Munique levou a melhor e venceu este jogo por 2-1 e assim sendo, os bávaros – Bayern – eram os campeões da Supercopa da Alemanha 2012.

Em 15/09/2012, em jogo da 3ª rodada da Bundesliga, o centroavante polonês marcou o seu primeiro gol neste campeonato na vitória por 3-0 sobre o Bayer Leverkusen e com isso – o Borussia Dortmund venceu os 3 primeiros jogos da Bundesliga 2012-13 -, os “Schwarzgelben” estenderam a sua marca para 31 jogos de invencibilidade no Campeonato Alemão e com este triunfo sobre o Bayer Leverkusen, a equipe de Dortmund subiu para o 3º lugar no campeonato. Três dias depois, o Borussia Dortmund fez a sua estreia na Liga dos Campeões e o camisa 9 marcou o gol da vitória da equipe alemã sobre o Ajax da Holanda.

Em 24/10/2012, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Lewandowski marcou um dos gols na vitória por 2-1 sobre o Real Madrid da Espanha no Signal Iduna Park.

Em 10/11/2012, em jogo da 11ª rodada da Bundesliga, o camisa 9 marcou o seu primeiro doblete da temporada no triunfo por 3-1 sobre o Augsburg. Nos 3 jogos seguintes do Borussia Dortmund nesta temporada, o polonês marcou 6 gols em 3 jogos; 2 gols na vitória por 3-1 sobre o Greuther Fürth, 2 gols na goleada por 4-1 sobre o Ajax em Amsterdã, na Holanda e mais 2 gols na vitória por 2-1 sobre o Mainz 05 respectivamente. Resumindo, Robert Lewandowski marcou 4 dobletes em 4 jogos consecutivos.

Em 16/12/2012, em jogo da 17ª rodada do Campeonato Alemão, o centroavante polonês marcou um dos gols no triunfo por 3-1 sobre o Hoffenheim em plena PreZero Arena. Apesar da pausa de inverno no Campeonato, Lewandowski marcou gols nos 11 jogos seguintes que disputou e como consequência, o centroavante polonês superou um recorde que pertencia a Friedhelm Konietzka da temporada 1964-65. Destaque para os dobletes marcados na vitória por 3-1 sobre o Hannover 96 em 2 de março de 2013 e na goleada por 5-1 sobre o Freiburg em 16/03/2013. Além disso, ainda convém lembrar que o Borussia Dortmund havia se classificado para a fase de mata-mata da Liga dos Campeões e no primeiro confronto contra o Shakhtar Donetsk da Ucrânia fora de casa, o centroavante polonês marcou um dos gols no empate em 2-2 com a equipe ucraniana.

Em 09/02/2013, em partida válida pela 21ª rodada da Bundesliga, o camisa 9 marcou o único gol dos “Schwarzgelben” na derrota por 4-1 ante o Hamburgo, mas apesar de ter marcado um tento neste jogo, o polonês recebeu um cartão vermelho direto aos 31 minutos da primeira etapa por falta sobre o meia Per Ciljan Skjelbred e para piorar, a federação alemão o baniu por mais um jogo e assim sendo, ele não jogou na rodada seguinte (22ª rodada) diante do Eintracht Frankfurt, ao qual o Borussia Dortmund venceu por 3-0 e na 23ª rodada diante do Borussia Mönchengladbach, ao qual as duas equipes ficaram no empate em 1-1.

Apesar deste ocorrido, Lewandowski vivia uma boa fase no Borussia Dortmund, porém de acordo com Michael Zorc, director do clube naquela época, em Fevereiro do mesmo ano (2013), o polonês não iria renovar o seu contrato com a equipe de Dortmund e iria se transferir para um outro clube na janela de verão de 2013 ou após o término da temporada 2013-14, pois assim que chegou ao clube em junho de 2010, ele assinou um contrato por 4 temporadas e assim sendo, o vínculo que ligava ele ao clube estava vigente até a temporada 2013-14.

Em 24/04/2013, no primeiro confronto da semifinal da UEFA Champions League 2012-13, Lewandowski se tornou o primeiro jogador a marcar 4 gols em uma semifinal desta competição e assim sendo, o Borussia Dortmund venceu o Real Madrid da Espanha por 4-1 no Signal Iduna Park. Posteriormente, no segundo confronto entre as duas equipes, a equipe espanhola levou a melhor e venceu por 2-0, mas com um placar agregado de 4-3, depois de 16 anos, o Borussia Dortmund chegava a uma final de Liga dos Campeões.

Em 18/05/2013, na última rodada (34ª) do Campeonato Alemão, o camisa 9 marcou o seu último tento nesta temporada em um jogo no qual a equipe de Dortmund foi surpreendida jogando no Signal Duna Park e perdeu para o Hoffenheim por 3-1 e além do Borussia Dortmund terminar a Bundesliga 2012-13 sendo o vice-campeão, ficando atrás apenas do Bayern de Munique, as duas equipes também eram as finalistas da UEFA Champions League 2012-13 e em 25/05/2013, a equipe bávara venceu os “Schwarzgelben” por 2-1 no estádio Wembley em Londres na Inglaterra e o Bayern foi o campeão desta edição da Liga dos Campeões.

Em suma, nesta temporada, Robert Lewandowski disputou 49 partidas, marcou 36 gols e proveu 13 assistências. O camisa 9 do Borussia Dortmund terminou a Bundesliga 2012-13 como o vice-artilheiro do campeonato com 24 gols, ficando atrás apenas de Stefan Kießling do Bayer Leverkusen que marcou 25 gols em 34 rodadas e além de ter sido o 2º maior goleador do Campeonato Alemão, ele também foi o 2º maior goleador da UEFA Champions League 2012-13 com 10 gols marcados em 13 partidas, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo do Real Madrid que marcou 12 tentos.

  • Números de Lewandowski na sua 3ª Temporada no Borussia Dortmund
PdGmACACVMj na temporada 2012-13
49*3613314113

* 36 gols dos quais 24 foram pela Bundesliga, 10 pela UEFA Champions League, 1 pela Supercopa da Alemanha e 1 pela Copa da Alemanha

  • O vídeo abaixo mostra os 75 gols que Lewandoski marcou com a camisa do Borussia Dortmund (2010-2013)
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 27 de outubro de 2013 por futbol tutkunu

2013-14

No primeiro jogo do Borussia Dortmund na temporada 2013-14 em 27 de julho de 2013, a equipe de Dortmund enfrentou o mesmo time que ficou a sua frente na Bundesliga 2012-13 e que também a derrota na final da UEFA Champions League 2012-13, o Bayern de Munique. Diferentemente da temporada anterior, desta vez o Borussia Dortmund levou a melhor e venceu o Bayern no tempo regulamentar por 4-2 e assim sendo, os “Schwarzgelben” eram os campeões da Supercopa da Alemanha de 2013.

Em 10/08/2013, a equipe de Dortmund fez a sua estreia na Bundesliga 2013-14 aplicando uma goleada de 4-0 sobre o Augsburg e como era praxe, Lewandowski marcou um dos 4 gols do Borussia Dortmund nesta partida e além de marcar 1 tento, ele também deu o passe para o gabonês Aubameyang marcar um dos seus 3 gols na partida.

Em 14/09/2013, em jogo da 5ª rodada da Bundesliga, o centroavante polonês marcou o seu primeiro doblete da temporada na goleada por 6-2 sobre o Hamburgo e além dos 2 gols, ele ainda proveu uma assistência nesta partida; para o gol do meia Henrikh Mkhitaryan.

Em 28/09/2013, em jogo da 7ª rodada do Campeonato Alemão, o camisa 9 marcou o seu segundo doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre o Freiburg e como senão bastasse, ele também deu o passe para Marco Reus fazer o seu primeiro gol nesta partida e nos acréscimos do primeiro tempo, ele sofreu um pênalti que foi convertido por Marco Reus; o segundo gol dele no jogo. Três dias após esta vitória sobre o Freiburg, os “Schwarzgelben” voltaram a campo, mas desta vez em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o polonês marcou um doblete na vitória por 3-0 sobre o Olympique de Marselha.

Em 01/11/2013, em partida válida pela 11ª rodada da Bundesliga, Lewandowski marcou o seu primeiro e único hat-trick desta temporada na goleada por 6-1 sobre o Stuttgart e além dos 3 gols marcados no jogo, o polonês também deu o passe para Aubameyang marcar o gol dele nesta partida.

Em 30/11/2013, em jogo da 14ª rodada do Campeonato Alemão, o camisa 9 marcou o seu quarto doblete desta temporada no triunfo por 3-1 sobre o Mainz 05 em plena Opel Arena, estádio do Mainz.

Em 8 de fevereiro de 2014, em partida válida pela 20ª rodada da Bundesliga, Lewandowski marcou mais um doblete nesta temporada e assim sendo, o Borussia Dortmund venceu o Wolfsburg por 5-1 na Volkswagen Arena e além de ter feito 2 gols neste jogo, o polonês também deu o passe para o meia Henrikh Mkhitaryan marcar um dos seus 2 gols na partida.

Em 25/02/2014, no primeiro confronto das oitavas de final da UEFA Champions League contra o Zenit em São Petersburgo na Rússia, o camisa 9 marcou um doblete no triunfo da equipe alemã por 4-2 sobre a equipe russa. Além disso, com mais estes gols diante do Zenit, Lewandowski se tornou o maior artilheiro do Borussia Dortmund em competições europeias, superando um recorde de 16 gols que pertencia a Stéphane Chapuisat. Posteriormente, no segundo confronto entre o Borussia Dortmund e o Zenit, o time russo levou a melhor e venceu os “Schwarzgelben” por 2-1 em Dortmund, na Alemanha, mas com um placar agregado de 5-4, a equipe alemã se classificou para a fase seguinte.

Em 15/04/2014, em partida válida pela semifinal da Copa da Alemanha, o centroavante polonês marcou o seu 100º gol com a camisa da equipe de Dortmund no seu jogo de número 182 com o clube e assim sendo, o Borussia Dortmund venceu o Wolfsburg por 2-0 e se classificou para a final da Copa da Alemanha 2013-14.

Em 10/05/2014, em jogo da última rodada (34ª) da Bundesliga 2013-14, Lewandowski marcou 2 gols, os seus últimos gols com a camisa do Borussia Dortmund, na goleada por 4-0 sobre o Hertha Berlim. Uma semana depois, em 17/05/2014, o polonês jogou a sua última partida pela equipe de Dortmund, a final da Copa da Alemanha 2013-14 contra o Bayern de Munique. O técnico Jürgen Klopp havia dispensado ele de alguns treinos antes da final devido a preocupações com lesões; embora Lewandowski tenha jogado todos os 120 minutos da final, mas mesmo com ele em campo, o Borussia Dortmund perdeu a final por 2-0.

Em suma, na sua última temporada defendendo a equipe de Dortmund, Robert Lewandowski jogou 48 partidas, fez 28 gols e proveu 13 assistências e além disso, ele foi o artilheiro da Bundesliga 2013-14 com 20 gols marcados em 34 rodadas. Ele também marcou 6 gols na Liga dos Campeões, com o Borussia Dortmund chegando às quartas de final e convém lembrar que ele não pôde jogar o primeiro confronto contra o Real Madrid nas quartas-de-finais por ter recebido o segundo cartão amarelo diante do Zenit, o que resultou na sua suspensão para o primeiro confronto, ao qual a equipe espanhola levou a melhor e venceu por 3-0. Posteriormente, os “Schwarzgelben” venceram em Dortmund por 2-0, mas com um placar agregado de 3-2, o Real Madrid se classificou para a fase seguinte e acabou sendo o campeão da UEFA Champions League 2013-14.

  • Números de Lewandowski na sua 4ª e última Temporada no Borussia Dortmund
PdGmACACVMj na temporada 2013-14
48*2813604192

* 28 gols dos quais 20 foram pela Bundesliga, 6 pela UEFA Champions League e 2 pela Copa da Alemanha

Títulos que conquistou no Borussia Dortmund

  • Bundesliga 2010-11 e 2011-12
  • Copa da Alemanha 2011-12
  • Supercopa da Alemanha 2013
  • O vídeo abaixo mostra os 28 gols que Lewandowski marcou na temporada 2013-14
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 20 de maio de 2014 por Bundesliga

Bayern de Munique

2014-15

Robert Lewandowski sendo apresentado como o mais novo reforço do Bayern de Munique

Em novembro de 2013, Lewandowski confirmou que ele iria assinar um acordo pré-contratual com um rival do Borussia Dortmund, o Bayern de Munique e isso de fato aconteceu oficialmente em 3 de janeiro de 2014; assinando um contrato de 5 anos, juntando-se à sua nova equipe no início da temporada 2014–15. O centroavante polonês foi oficialmente apresentado como jogador do Bayern de Munique em 9 de julho de 2014.

Em 13/08/2014, no primeiro jogo dos bávaros – Bayern de Munique – na temporada 2013-14, Pep Guardiola, treinador do Bayern naquela época, escalou Lewandowski entre os titulares na decisão da Supercopa da Alemanha de 2014 contra a sua ex-equipe, o Borussia Dortmund, e a estreia do polonês com a camisa dos bávaros foi para se esquecer, pois o Bayern de Munique foi derrotado por 2-0 e assim sendo, o Borussia Dortmund foi o campeão da Supercopa da Alemanha de 2014.

Em 30/08/2014, em jogo da 2ª rodada da Bundesliga, o novo camisa 9 do Bayern de Munique – Lewandowski – marcou o seu primeiro gol pela equipe bávara no empate em 1-1 com o Schalke 04 na Veltins Arena.

Em 04/10/2014, em jogo da 7ª rodada do Campeonato Alemão, o centroavante polonês marcou o seu primeiro doblete com a camisa do seu novo clube na goleada por 4-0 sobre o Hannover 96 na Allianz Arena, estádio do Bayern.

Em 21/10/2014, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Lewandowski marcou um dos gols na goleada da equipe bávara por 7-1 sobre a Roma da Itália em pleno estádio Olímpico de Roma e além de ter feito 1 gol neste jogo, ele também para o holandês Arjen Robben marcar um dos seus 2 gols nesta partida.

Em 01/11/2014, em jogo da 10ª rodada da Bundesliga, o centroavante polonês fez valer a “lei do ex” e marcou um dos gols na vitória do Bayern por 2-1 sobre o Borussia Dortmund e com este triunfo, os bávaros ficou com 4 pontos de vantagem sobre o 2º colocado do Campeonato e quanto a ex-equipe de Lewandowski, caiu para a 16ª colocação.

Em 21 de fevereiro de 2015, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Alemão, o novo camisa 9 da equipe bávara marcou o seu segundo doblete da temporada na goleada por 6-0 sobre o Paderborn e vale ressaltar que o seu segundo gol neste jogo foi o seu 10º gol marcado na Bundesliga 2014-15.

Em 11/03/2015, no segundo confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, o polonês marcou um dos gols na goleada por 7-0 sobre a equipe ucraniana e além de ter marcado 1 tento neste jogo, ele também proveu duas assistências; para o gol de Jérôme Boateng e para um dos 2 gols de Thomas Müller. Três dias depois, mas desta vez em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Alemão, Lewandowski marcou o seu terceiro doblete nesta temporada na goleada por 4-0 sobre o Werder Bremen em pleno Werserstadion, estádio do Werder Bremen.

Em 11/04/2015, em jogo da 27ª rodada da Bundesliga, no seu terceiro encontro contra a sua ex-equipe, Lewandowski marcou o único gol da vitória do Bayern nesta partida. Uma semana depois, em mais um jogo da Bundesliga, o camisa 9 marcou mais um doblete, desta vez no triunfo por 3-0 sobre o Eintracht Frankfurt.

Em 21/04/2015, no segundo confronto das quartas de final da UEFA Champions League contra o Porto de Portugal, o centroavante polonês marcou o seu último doblete da temporada na goleada por 6-1 sobre a equipe portuguesa. Uma semana depois – 28/04/2015, em partida válida pela semifinal da Copa da Alemanha, Lewandowski fez valer a “lei do ex” novamente e marcou o gol do Bayern no empate em 1-1 com o Borussia Dortmund no tempo regulamentar e com a persistência do empate na prorrogação, a vaga para a final da Copa da Alemanha teve de ser decidida nos pênaltis e todos os jogadores do Bayern não converteram as suas penalidades e assim sendo, a equipe de Dortmund venceu os bávaros por 2-0 na disputa por pênaltis.

Em 23/05/2015, em jogo da última rodada (34ª) do Campeonato Alemão, o camisa 9 do Bayern marcou o seu último tento nesta temporada na vitória por 2-0 sobre o Mainz 05 e além do gol marcado nesta partida, ele também deu o passe para o meia Bastian Schweinsteiger marcar o gol dele no jogo.

Em suma, na sua primeira temporada pelo seu novo clube, Robert Lewandowski disputou 49 partidas, fez 25 gols e proveu 13 assistências. Ao lado do companheiro Arjen Robben, Lewandowski foi o vice-artilheiro da Bundesliga 2014-15 com 17 gols marcados em 34 rodadas, ficando atrás apenas de Alexander Meier do Eintracht Frankfurt que marcou 19 gols.

  • Números de Lewandowski na sua 1ª Temporada no Bayern de Munique
PdGmACACVMj na temporada 2014-15
49*2513104003

* 25 gols dos quais 17 foram pela Bundesliga, 6 pela UEFA Champions League e 2 pela Copa da Alemanha

2015-16

No primeiro jogo do Bayern de Munique na temporada 2015-16 em 1 de agosto de 2015 na decisão da Supercopa da Alemanha de 2015, Lewandowski foi escalado entre os titulares no empate em 1-1 com o Wolfsburg no tempo regulamentar, porém ele foi substituído aos 27 minutos da segunda etapa pelo lateral direito brasileiro Rafinha e com a saída dele, o empate persistiu no tempo regulamentar e na prorrogação e nas penalidades, o Wolfsburg levou a melhor e venceu por 5-4.

Em 09/08/2015, em partida válida pela 1ª fase da Copa da Alemanha, o centroavante polonês marcou o seu primeiro gol desta temporada na vitória por 3-1 sobre o FC Nöttingen. Cinco dias depois, o Bayern fez a sua estreia na Bundesliga 2015-16 e Lewandowski marcou o segundo gol da equipe bávara na goleada por 5-0 sobre o Hamburgo e além de ter feito 1 gol nesta partida, o camisa 9 também deu o passe para Thomas Müller marcar um dos seus 2 gols neste jogo.

Em 22/09/2015, em jogo da 5ª rodada da Bundesliga, Lewandowski estabeleceu um recorde no campeonato, pois entrou no jogo no início do segundo tempo no lugar de Thiago Alcântara e ele só precisou de 9 minutos para marcar 5 gols no jogo, ele foi o jogador mais rápido de qualquer outro jogador na história da Bundesliga a marcar tantos gols em pouco tempo. Ele também estabeleceu os recordes da Bundesliga pelo hat-trick mais rápido (3 gols em 4 minutos) e a maioria dos gols marcados por um substituto (cinco). Os 5 gols de Lewandowski em 9 minutos também foram os mais rápidos em qualquer grande liga de futebol da Europa desde que a Opta começou a manter recordes, e acabou com a série de 14 jogos invictos do Wolfsburg. Ele recebeu quatro certificados do Guinness World Records por esse feito. Quanto ao jogo, o Bayern de Munique venceu o Wolfsburg por 5-1.

Em 26/09/2015, em jogo da 6ª rodada do Campeonato Alemão, o centroavante polonês marcou o seu primeiro doblete da temporada no triunfo por 3-0 sobre o Mainz 05 e convém lembrar que ele atingiu mais uma marca nesta partida, pois o seu primeiro gol neste jogo foi o seu 100º gol pela Bundesliga no seu jogo de número 168 por este campeonato um recorde da liga para um jogador estrangeiro. Ele também chegou a 10 gols nos sete jogos de abertura com esta chave, um feito apenas feito antes por Gerd Müller. Três dias depois do jogo contra o Mainz 05, o Bayern de Munique entrou em campo novamente, mas desta vez em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League e o camisa 9 marcou o seu segundo hat-trick da temporada na goleada por 5-0 sobre o Dinamo Zagreb da Croácia na Allianz Arena, em Munique.

Em 04/10/2015, em jogo da 7ª rodada da Bundesliga, pela segunda rodada seguida do campeonato, Lewandowski marcou um doblete na goleada por 5-1 sobre o seu ex-clube, totalizando 12 tentos em seus últimos 4 jogos.

Em 24/10/2015, em partida válida pela 10ª rodada da Bundesliga, o camisa 9 marcou um dos gols na vitória por 4-0 sobre o Colônia e além de ter marcado 1 gol neste jogo, o polonês também deu o passe para Arjen Robben marcar o seu único tento na partida e sofreu o pênalti que foi convertido por Thomas Müller. Com esta vitória diante do Colônia, o Bayern de Munique se tornou o primeiro time da história da Bundesliga a vencer todas as partidas das 10 primeiras rodadas. Além disso, esta foi a milésima vitória do Bayern no Campeonato Alemão.

Em 09/12/2015, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Lewandowski marcou 2 gols do triunfo do Bayern por 2-0 sobre o Dinamo Zagreb.

Em 11 de janeiro de 2016, Lewandowski conquistou o 4º lugar no prêmio FIFA Ballon d’Or de 2015.

Em 22/01/2016, em jogo da 18ª rodada da Bundesliga, o centroavante polonês marcou o seu quarto doblete da temporada na vitória por 2-1 sobre o Hamburgo. Na rodada seguinte do Campeonato Alemão, ele repetiu o feito e marcou mais um doblete, desta vez no triunfo por 2-0 sobre o Hoffenheim.

Em 10/02/2016, em partida válida pelas quartas-de-final da Copa da Alemanha, Lewandowski marcou o sexto doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Bochum e com este resultado, o Bayern de Munique avançou para a semifinal deste torneio. Quatro dias depois, desta vez em jogo válido pela 21ª rodada da Bundesliga, o camisa marcou o seu sétimo doblete da temporada no triunfo por 3-1 sobre o Augsburg.

Em 19/03/2016, em jogo da 27ª rodada do Campeonato Alemão, o centroavante polonês marcou o único gol da vitória do Bayern sobre o Colônia e com o gol marcado nesta partida, Lewandowski marcou o seu 25º tento neste campeonato e com isso, ele superou a sua marca anterior de 24 com pela Bundesliga na temporada 2012-13 como jogador do Borussia Dortmund.

Em 16/04/2016, em partida válida pela 30ª rodada da Bundesliga, o camisa 9 marcou o seu penúltimo doblete nesta temporada na vitória por 3-0 sobre o Schalke 04.

Em 03/05/2016, no segundo confronto contra o Atlético de Madrid da Espanha na semifinal da UEFA Champions League 2015-16, o polonês marcou um dos gols na vitória da equipe bávara por 2-1 sobre o time espanhol, no entanto, como o Atlético de Madrid venceu o primeiro confronto por 1-0 na Espanha, pelo critério do gol fora de casa, os espanhóis levaram a melhor e disputaram a final da UEFA Champions League contra o rival Real Madrid.

Em 07/05/2016, em jogo da 33ª rodada da Bundesliga, Lewandowski marcou o seu último doblete da temporada na vitória por 2-1 sobre o Ingolstadt e com este resultado, pela quarta temporada seguida, o Bayern de Munique era o campeão do Campeonato Alemão. Uma semana depois, ele marcou o seu 30º gol na Bundesliga 2015-16 no penúltimo jogo do Bayern da temporada em casa contra o Hannover 96, ao qual os bávaros venceram por 3-1. Isso fez dele o primeiro jogador estrangeiro a marcar 30 gols na Bundesliga e o primeiro jogador desde Dieter Müller na temporada 1976-77 a chegar a esta marca, e isso também garantiu-lhe o prêmio Torjägerkanone – ao final da temporada o artilheiro da Bundesliga recebe este prêmio – pela segunda vez em 3 temporadas.

Em 21/05/2016, o Bayern se encontrava em mais uma final da Copa da Alemanha e o adversário da equipe bávara era um time que Lewandowski conhecia muito bem, o Borussia Dortmund. Após 120 minutos de um empate em 0-0, as duas equipes decidiriam o título da Copa da Alemanha 2015-16 nos pênaltis. Lewandowski foi o segundo jogador a cobrar o seu pênalti e ele não o desperdiçou e assim sendo, o Bayern venceu o Borussia Dortmund por 4-3 nas penalidades e assim sendo, além de ser o campeão da Bundesliga 2015-16, a equipe de Munique também se sagrou campeã da Copa da Alemanha 2015-16.

Em suma, na sua 2ª temporada como jogador do Bayern de Munique, Robert Lewandowski disputou 51 partidas, marcou 42 gols e proveu 6 assistências e como já foi dito acima, ele foi o artilheiro da Bundesliga 2015-16 com 30 gols marcados em 34 rodadas.

  • Números de Lewandowski na sua 2ª Temporada no Bayern de Munique
PdGmACACVMj na temporada 2015-16
51*426404237

* 42 gols dos quais 30 foram pela Bundesliga, 9 pela UEFA Champions League e 3 pela Copa da Alemanha

2016-17

Com a saída de Pep Guardiola do comando do Bayern de Munique, quem assume o comando é o italiano Carlo Ancelotti e logo no primeiro jogo do Bayern na temporada 2016-17 em 14 de agosto de 2016, a equipe bávara venceu o Borussia Dortmund por 2-0 e assim sendo, o Bayern era o campeão da Supercopa da Alemanha de 2016.

Em 19/08/2016, em partida válida pela 1ª fase da Copa da Alemanha, Lewandowski marcou os seus primeiros gols na temporada, um hat-trick, na goleada por 5-0 sobre o Carl Zeiss Jena e além de marcar 3 tentos neste jogo, o polonês também deu o passe para Arturo Vidal marcar o gol dele na partida. Uma semana depois, na estreia do Bayern na Bundesliga 2016-17, o camisa 9 marcou o seu segundo hat-trick da temporada na goleada por 6-0 sobre o Werder Bremen.

Em 29/10/2016, em jogo da 9ª rodada da Bundesliga, o camisa 9 marcou o seu primeiro doblete nesta temporada na vitória por 3-1 sobre o Augsburg na WWK Arena e além dos 2 gols marcados no jogo, ele também deu o passe para Robben marcar o gol dele na partida.

Em 01/11/2016, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Lewandowski marcou o seu segundo doblete na temporada e com isso, o Bayern de Munique venceu o PSV Eindhoven da Holanda no Philips Stadion por 2-1.

Em 02/12/2016, em jogo da 13ª rodada da Bundesliga, o centroavante polonês marcou o seu terceiro doblete nesta temporada no triunfo por 3-1 sobre o Mainz 05. Na rodada seguinte da Bundesliga, ele marcou mais um doblete, desta vez na goleada por 5-0 sobre o Wolfsburg.

Em 13/12/2016, Lewandowski assinou um novo contrato com o Bayern que estendia o seu vínculo com a equipe bávara até o ano de 2021.

Após a pausa entre do Campeonato Alemão entre os meses de dezembro e de janeiro, no primeiro jogo do Bayern após esta pausa, em 20 de janeiro de 2017, o camisa 9 marcou os gols na vitória da equipe de Munique por 2-1 sobre o Freiburg.

Em 25/02/2017, em jogo da 22ª rodada da Bundesliga, Lewandowski marcou o seu terceiro hat-trick nesta temporada na goleada por 8-0 sobre o Hamburgo. Quatro dias depois, em confronto válido pelas quartas-de-final da Copa da Alemanha, o polonês foi o principal destaque da equipe bávara na vitória por 3-0 sobre o Schalke 04 ao marcar 2 gols e também ao prover assistência para o gol de Thiago Alcântara. Posteriormente, o Borussia Dortmund eliminou o Bayern na semifinal da Copa da Alemanha 2016-17.

Em 11/03/2017, em partida válida pela 24ª rodada da Bundesliga, o camisa 9 marcou um doblete no triunfo por 3-0 sobre o Eintracht Frankfurt e com isso, ele chegou a marca de 100 gols pelo Bayern no seu 137º jogo pela equipe bávara.

Em 01/04/2017, em jogo da 26ª rodada do Campeonato Alemão, o centroavante polonês marcou o seu 4º e último hat-trick nesta temporada na goleada por 6-0 sobre o Augsburg e isso não foi tudo, ele também deu passes para Thiago Alcântara e Thomas Müller marcar os seus gols na partida. Uma semana depois, em mais um jogo válido pelo Campeonato Alemão, Lewandowski fez valer a “lei do ex” mais uma vez e marcou 2 tentos na goleada por 4-1 sobre o Borussia Dortmund.

Em 29/04/2017, em jogo da 31ª rodada da Bundesliga, Lewandowski voltou a marcar um doblete, desta vez na goleada por 6-0 sobre o Wolfsburg em plena Volkswagen Arena e além dos 2 gols no jogo, ele também deu o passe para Thomas Müller fazer o gol dele nesta partida.

Em 13/05/2017, em partida válida pela penúltima (33ª) rodada da Bundesliga, o centroavante polonês marcou os seus últimos 2 gols na temporada na vitória por 5-4 sobre o Red Bull Leipzig na Red Bull Arena e com isso, Lewandowski chegou repetiu a marca que ele havia chegado na temporada passada, 30 gols na Bundesliga. Porém, diferentemente da temporada anterior na qual ele foi o artilheiro do campeonato, desta vez ele foi o vice-artilheiro da Bundesliga 2016-17, pois o artilheiro foi Pierre-Emerick Aubameyang do Borussia Dortmund; ele fez 31 gols em 34 rodadas.

Em suma, em mais uma temporada defendendo o Bayern, Lewandowski disputou 47 partidas, fez 43 gols e proveu 10 assistências. Além de ter sido o vice-artilheiro da Bundesliga 2016-17, o polonês também foi o terceiro maior goleador da UEFA Champions League 2016-17 com 8 gols, mesmo número de gols de Edinson Cavani do PSG, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo do Real Madrid que marcou 12 gols e de Lionel Messi do Barcelona que marcou 11 gols.

  • Números de Lewandowski na sua 3ª Temporada no Bayern de Munique
PdGmACACVMj na temporada 2016-17
47*4310504021

* 43 gols dos quais 30 foram pela Bundesliga, 8 pela UEFA Champions League e 5 pela Copa da Alemanha

2017-18

No primeiro jogo do Bayern na temporada 2017-18 – em 5 de agosto de 2017 – contra o Borussia Dortmund na decisão do título da Supercopa da Alemanha de 2017, Lewandowski marcou o primeiro gol da equipe bávara no empate em 2-2 com a equipe de Dortmund no tempo regulamentar e este mesmo placar se repetiu na prorrogação e com isso, o título da Supercopa da Alemanha teve de ser decidido nos pênaltis e o centroavante polonês foi o primeiro jogador a converter a sua penalidade e assim sendo, os bávaros venceram o Borussia Dortmund por 5-4 na disputa por pênaltis e com isso, o Bayern iniciava esta temporada celebrando um título.

Em 12/08/2017, em partida válida pela 1ª fase da Copa da Alemanha, o camisa 9 marcou o seu primeiro doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre o Chemnitzer.

Em 26/08/2017, em jogo da 2ª rodada da Bundesliga, o centroavante polonês marcou os gols da vitória do Bayern por 2-0 sobre o Werder Bremen no Werserstadion, em Bremen. Nos 6 jogos seguintes do Bayern de Munique nesta temporada, Lewandowski marcou gols em 5 deles: na vitória por 3-0 sobre o Anderletch da Bélgica na estreia da equipe bávara na fase de grupos da Liga dos Campeões e os demais jogos foram pela Bundesliga; vitória por 3-0 sobre o Schalke 04, empate em 2-2 com o Wolfsburg, empate em 2-2 com o Hertha Berlim e vitória por 5-0 sobre o Freiburg.

Observação: a única partida desta sequência em que o camisa 9 não marcou gols foi na 2ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a qual o Bayern foi derrotado por 3-0 pelo Paris Saint-Germain da França. Este revés custou a saída de Ancelotti do comando do cargo de treinador do Bayern e sem perder tempo, a equipe bávara procurou o técnco Jupp Heynckes e o “convocou” para assumir o comando da equipe bávara, a qual ele levou ao título da UEFA Champions League 2012-13 e mesmo que até o restante da temporada 2017-18, Heynckes aceitou o convite do Bayern para assumir o clube até o fim desta temporada.

Em 18/11/2017, em jogo da 12ª rodada do Campeonato Alemão, Lewandowski marcou o seu terceiro doblete nesta temporada na vitória por 3-0 sobre o Augsburg na Allianz Arena, em Munique.

Em 13/12/2017, em partida válida pela 16ª rodada da Bundesliga, o centroavante polonês marcou o único tento do triunfo do Bayern de Munique sobre o Colônia e com isso, ele entrou para o “seleto grupo” do top-10 artilheiros da história da Bundesliga.

Após a pausa do Campeonato Alemão entre os meses de dezembro e de janeiro, em 21 de janeiro de 2018, em jogo da 19ª rodada da Bundesliga, Lewandowski marcou o seu quarto doblete na temporada na vitória por 4-2 sobre o Werder Bremen.

Em 10/02/2018, em jogo da 22ª rodada do Campeonato Alemão, o centroavante polonês fez um dos gols na vitória por 2-1 sobre o Schalke 04 na Allianz Arena. Ao marcar um gol nesta partida, Lewandowski igualou um recorde do seu treinador – Jupp Heynckes – na época em que ele defendia o Borussia Mönchengladbach; marcar gols em 11 jogos consecutivos pela Bundesliga pelo time mandante. Um dia após este feito, ele foi eleito pelo sétimo ano consecutivo o “Melhor Jogador do Ano da Polônia”.

Em 20/02/2018, no primeiro confronto das oitavas de final contra o Besiktas da Turquia, o camisa 9 marcou o seu quarto doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre a equipe turca e além dos 2 gols no jogo, ele também deu o passe para Kingsley Coman fazer o gol dele nesta partida.

Em 22/02/2018, Lewandowski demitiu o seu agente de longa data, Cezary Kucharski e para o lugar dele, o centroavante do Bayern de Munique contratou o renomado negociador Pini Zahavi como o seu novo agente. A contratação de Zahavi gerou rumores, e um deles era de que ele estava tentando selar uma mudança para o Real Madrid na janela de transferências de verão do mesmo ano. Dois dias depois, Lewandowski entrou em campo novamente e este foi o seu jogo de número 250 com a camisa do Bayern de Munique, porém o Bayern e o Hertha Berlim empataram em 0-0 na Allianz Arena.

Em 10/03/2018, em jogo da 26ª rodada da Bundesliga, o centroavante polonês marcou o seu primeiro hat-trick desta temporada na goleada por 6-0 sobre o Hamburgo. Apesar de ter feito 3 gols nesta partida, ele poderia ter feito o quarto gol se ele não tivesse desperdiçado uma cobrança de pênalti.

Em 31/03/2018, em jogo da 28ª rodada do Campeonato Alemão, Lewandowski repetiu a atuação que teve diante do Hamburgo e marcou o seu segundo e último hat-trick desta temporada na goleada por 6-0 sobre o seu ex-clube, o Borussia Dortmund.

Em 17/04/2018, em partida válida pela semifinal da Copa da Alemanha, o centroavante polonês marcou o seu quinto e último doblete da temporada na goleada por 6-2 sobre o Bayer Leverkusen e com isso, o Bayern de Munique obteve a classificação para a final desta competição.

Em 19/05/2018, o Bayern e o Eintracht Frankfurt se enfrentaram na final da Copa da Alemanha e neste jogo, Lewandowski marcou o único tento da equipe bávara na partida, o seu último tento nesta temporada, porém o Eintracht Frankfurt levou a melhor e venceu o Bayern por 3-1.

Em suma, Robert Lewandowski disputou 48 partidas, fez 41 gols e proveu 5 assistências e pela terceira vez na sua carreira, o polonês foi o artilheiro de uma edição da Bundesliga; marcou 29 gols em 34 rodadas.

  • Números de Lewandowski na sua 4ª Temporada no Bayern de Munique
PdGmACACVMj na temporada 2017-18
48*415603787

* 41 gols dos quais 29 foram pela Bundesliga, 6 pela Copa da Alemanha, 5 pela UEFA Champions League e 1 pela Supercopa da Alemanha

2018-19

Após as especulações sobre uma possível transferência de Lewandowski para o Real Madrid da Espanha na janela de transferência de verão, o CEO do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge, confirmou em uma entrevista em 1 de agosto de 2018 que Lewandowski não teria permissão para deixar o Bayern de Munique a qualquer preço. Rummenigge disse: “Nossa porta continua fechada, a qualidade que temos no Bayern de Munique vai ficar aqui. Com Robert, queremos claramente enviar um sinal para as pessoas dentro e fora do clube: o Bayern de Munique é completamente diferente dos outros clubes que ficam fracos quando certas quantias são mencionadas “.

Em 12/08/2018, no primeiro jogo da Bayern na temporada atual, a decisão da Supercopa da Alemanha de 2018, o centroavante polonês marcou o seu primeiro e único hat-trick da temporada na goleada por 5-0 sobre o Eintracht Frankfurt e com este triunfo, o Bayern iniciava mais uma temporada conquistando um título e além disso, Lewandowski também se tornou o maior artilheiro de todos os tempos na história da Supercopa da Alemanha.

Em 20/10/2018, em jogo da 8ª rodada da Bundesliga, o camisa 9 marcou o seu primeiro doblete na temporada na vitória por 3-1 sobre o Wolfsburg e além dos 2 gols nesta partida, o polonês também deu o passe para James Rodríguez marcar o gol dele no jogo.

Em 07/11/2018, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Lewandowski marcou os gols do Bayern na vitória por 2-0 sobre o AEK Atenas da Grécia na Allianz Arena. Três dias depois, desta vez em jogo da 11ª rodada da Bundesliga, o polonês fez valer a “lei do ex” mais uma vez e marcou 2 gols na sua ex-equipe, no entanto, mesmo assim, o Bayern perdeu para o Borussia Dortmund pelo placar de 3-2.

Em 27/11/2018, em confronto válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisa 9 dos bávaros marcou o seu quarto doblete na temporada na goleada por 5-1 sobre o Benfica de Portugal e com isso, ele se tornou o terceiro jogador mais rápido a chegar a marca de 50 gols na UEFA Champions League. O centroavante polonês precisou de apenas 77 partidas para ele atingir esta marca.

Em 08/12/2018, em jogo da 14ª rodada do Campeonato Alemão, Lewandowski marcou o seu quinto doblete na temporada no triunfo por 3-0 sobre o Nuremberg. Quatro dias depois, em confronto da última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, ele marcou outro doblete, mas mesmo com esta atuação do polonês, Ajax e Bayern de Munique ficaram no empate em 3-3. Com 8 gols marcados em 6 jogos, Robert Lewandowski encerrou a fase de grupos da UEFA Champions League 2018-19 como o artilheiro do torneio. Posteriormente, o Bayern foi eliminado pelo Liverpool nas oitavas-de-finais.

Em 9 de fevereiro de 2019, em partida válida pela 21ª rodada da Bundesliga, o camisa 9 marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Schalke 04 e além de ter feito 1 gol neste jogo, ele também proveu a assistência para o gol de Serge Gnabry e isso não é tudo, pois ao marcar gol neste jogo, ele se tornou o primeiro jogador a marcar 100 gols na Allianz Arena. Além disso, este também foi o seu 119º gol no campeonato com a camisa do Bayern de Munique, o que o levou a igualar-se com Roland Wohlfarth como o terceiro maior artilheiro na história da equipe bávara.

Em 02/03/2019, em jogo da 24ª rodada da Bundesliga, Lewandowski marcou o seu 7º doblete da temporada na goleada por 5-1 sobre o Borussia Mönchengladbach e como consequência, superou Roland Wohlfarth e assim sendo se tornou o 2º maior artilheiro da história do Bayern e além disso, igualou o recorde de 195 gols de Claudio Pizarro como o estrangeiro com o maior número de gols da Bundesliga. Na rodada seguinte, o centroavante polonês marcou outro doblete na goleada por 6-0 sobre o Wolfsburg e com isso, superou Pizarro e se tornou o estrangeiro com o maior número de gols na história do Campeonato Alemão.

Em 06/04/2019, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Alemão, o polonês fez valer a “lei do ex” mais uma vez e na 100ª histórica partida entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, marcou 2 gols na goleada por 5-0 sobre a sua ex-equipe e com isso, chegou a marca de 200 gols na Bundesliga.

Em 24/04/2019, em confronto contra o Werder Bremen nas semifinais da Copa da Alemanha, Lewandowski marcou o seu 10º doblete da temporada e com isso, a equipe bávara saiu de campo com uma vitória por 3-2 e com isso, se classificou para a final desse torneio.

Em 25/05/2019, em partida válida pela final da Copa da Alemanha, o centroavante polonês marcou os seus últimos gols (2 tentos) na temporada no triunfo por 3-0 sobre o Red Bull Leipzig e com isso, pela 19ª vez, o Bayern se sagrava campeão da DFB Pokal (Copa da Alemanha).

Em suma, em mais uma temporada com a camisa da equipe bávara, Robert Lewandowski disputou 47 partidas, fez 40 gols – 22 destes pela Bundesliga tornando-o o artilheiro da competição – e proveu 11 assistências. Quanto ao Bayern de Munique, além de ser o campeão da Supercopa da Alemanha e da Copa da Alemanha, também foi o campeão da Bundesliga novamente, no entanto, não foi muito longe na UEFA Champions League sendo eliminado nas oitavas-de-finais desse torneio.

  • Números de Lewandowski na sua 5ª Temporada no Bayern de Munique
PdGmACACVMj na temporada 2018-19
47*4011204179

* 40 gols dos quais 22 foram pela Bundesliga, 8 pela UEFA Champions League, 7 pela Copa da Alemanha e 3 pela Supercopa da Alemanha

2019-20

Em 12 de agosto de 2019, no primeiro jogo do Bayern nessa temporada, válido pela 1ª fase da Copa da Alemanha, Lewandowski marcou o seu primeiro na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Energie Cottbus. Quatro dias depois, a equipe bávara estreou na atual edição da Bundesliga e o centroavante polonês marcou os gols do seu time no empate em 2-2 com o Hertha Berlim em plena Allianz Arena.

Até aqui, o camisa 9 do Bayern fez 3 gols em 3 partidas.

  • Números de Lewandowski na sua 6ª e atual Temporada no Bayern de Munique
PdGmACACVMj na temporada 2019-20
3*3020270

* 3 gols dos quais 2 foram pela Bundesliga e 1 pela Copa da Alemanha

Títulos que conquistou no Bayern de Munique

  • Bundesliga 2014-15, 2015-16, 2016-17, 2017-18 e 2018-19
  • Copa da Alemanha 2015-16 e 2018-19
  • Supercopa da Alemanha 2016, 2017 e 2018
  • O vídeo abaixo mostra 100 dos 130 gols que Lewandowski marcou com a camisa do Bayern de Munique na Bundesliga
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 15 de março de 2018 por Bundesliga

Os Números de Lewandowski na Seleção da Polônia

Polônia

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, Lewandowski também teve passagem pela seleção de base da Polônia; ele jogou 3 amistosos pela seleção sub-21 da Polônia, amistosos contra as seleções de Inglaterra, Belarus e Finlândia respectivamente.

Seleção Principal

Em 10 de setembro de 2008, três semanas após o seu 20º aniversário, o técnico Leo Beenhakker colocou Lewandowski no lugar do atacante Marek Saganowski e logo na sua estreia pela seleção principal, 8 minutos depois de substituir Saganowski, Lewandowski marcou o seu primeiro gol pela seleção polonesa e assim sendo, a Polônia venceu San Marino por 2-0 em uma partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Apenas Włodzimierz Lubański marcou um gol em sua estreia pela seleção polonesa em uma idade mais jovem do que a de Lewandowski, tendo 16 anos na época.

Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2010

Em 1 de abril de 2009, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2010 contra a seleção de San Marino novamente, Lewandowski marcou o seu segundo tento nas Eliminatórias e além de marcar um dos gols da goleada por 10-0 sobre a seleção samarinês, o centroavante de 20 anos também proveu duas assistências neste jogo; assistências para os 2 gols de Rafal Boguski.

Com uma campanha de 3 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, a Polônia somou 11 pontos nas Eliminatórias e ficou a frente apenas da seleção de San Marino no grupo 3 e assim sendo, a seleção polonesa ficou de fora de mais uma Copa do Mundo.

Euro 2012

Devido ao fato de ser um dos países sede, juntamente com a Ucrânia, da Eurocopa de 2012, a seleção polonesa não disputou as Eliminatórias da Euro, mas antes do início da competição, a seleção da Polônia jogou 34 amistosos. Destaque para os jogos contra a seleção de Cingapura e contra a seleção da Costa do Marfim; Lewandowski marcou 2 gols na goleada por 6-1 sobre Cingapura e marcou 2 gols na vitória por 3-0 sobre a seleção marfinense.

Na estreia da seleção polonesa na fase de grupos da Euro 2012 em 8 de junho, a Polônia jogou em Varsóvia e o técnico Franciszek Smuda escalou Lewandowski entre os titulares e ele não decepcionou e marcou o único gol da seleção polonesa no empate em 1-1 com a Grécia e ele foi eleito o “melhor jogador em campo”. Na rodada seguinte, a Polônia empatou novamente, desta vez ficou no empate em 1-1 com a Rússia e por fim, no último jogo da fase de grupos desta edição da Eurocopa, a Polônia perdeu por 1-0 para a República Tcheca e assim sendo, mesmo sendo uma das anfitriãs da Euro 2012, a Polônia foi eliminada da competição com apenas 2 pontos ganhos em 3 rodadas.

  • Desempenho de Lewandowski na Euro 2012
PdGmACACVMj
3 10 10 270

Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014

Após a eliminação na fase de grupos da Euro 2012, Franciszek Smuda não era mais o técnico da seleção polonesa e para suprir a saída dele, a federação polonesa contratou Waldemar Fornalik para o lugar de Smuda.

Em 26 de março de 2013, em um jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014, Lewandowski converteu duas penalidades e deu o passe para Jakubi Kosecki marcar o gol dele na goleada por 5-0 sobre San Marino e além dos 2 gols e de ter provido uma assistência nesta partida, esta foi a primeira vez que Lewandowski capitaneou a seleção de seu país.

Em 06/09/2013, em mais uma partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014, Lewandowski evitou a derrota da seleção polonesa frente a seleção de Montenegro, em outras palavras, as duas seleções ficaram no empate em 1-1. Ao final das Eliminatórias, a Polônia somou 13 pontos – 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas – e com isso, ficou em 4º lugar no grupo H, terminando a frente somente das seleções da Moldávia e de San Marino e em razão desta campanha, a Polônia ficou de fora de mais uma edição de Copa do Mundo.

Euro 2016

Após a má campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014, Fornalik não foi mantido no cargo de treinador da seleção da Polônia e com a saída dele, quem assume o comanda da seleção polonesa é Adam Nawalka.

Na estreia da Polônia nas Eliminatórias da Eurocopa de 2016 em 7 de setembro de 2014, pela primeira vez com a camisa da seleção polonesa, Lewandowski marcou um hat-trick na goleada por 7-0 sobre Gibraltar e além de ter feito 4 gols nesta partida, o camisa 9 da seleção polonesa – Lewandowski – e também o capitão do time deu o passe para o meia Kamil Grosicki marcar um dos seus 2 tentos neste jogo.

Em 13 de junho de 2015, em mais um jogo válido pelas Eliminatórias da Euro 2016, Lewandowski marcou o seu segundo hat-trick com a camisa da seleção polonesa na goleada por 4-0 sobre Geórgia. Observação: o camisa 9 da Polônia só precisou de 4 minutos para marcar 3 gols nesta partida.

Em 08/10/2015, na penúltima rodada das Eliminatórias da Euro 2016, o camisa 9 da seleção polonesa marcou por duas vezes no empate em 2-2 com a Escócia em solo escocês. Este resultado manteve a Polônia com chance de classificação. Quanto a seleção escocesa, este placar já não servia e com isso, os escoceses ficaram de fora da Eurocopa de 2016. Três dias depois, Lewandowski marcou o segundo gol da Polônia no triunfo por 2-1 sobre a República da Irlanda e com isso, a seleção polonesa se classificou para a disputa da Euro 2016 na França e além disso, Robert Lewandowski foi o artilheiro das Eliminatórias da Eurocopa de 2016 com 13 gols marcados em 10 jogos, igualando o recorde que pertencia a David Healy da seleção da Irlanda do Norte nas Eliminatórias da Eurocopa de 2008.

Na estreia da Polônia na fase de grupos da Euro 2016 contra a Irlanda do Norte, Lewandowski jogou os 90 minutos deste jogo e a seleção polonesa levou a melhor e venceu por 1-0 com o gol da partida sendo marcado por Arkadiusz Milik. Na rodada seguinte, a Polônia enfrentou a Alemanha e as duas seleções ficaram no empate em 0-0. No último jogo da fase de grupos da Euro 2016, a seleção polonesa enfrentou a Ucrânia e venceu por 1-0 e com isso, a Polônia se classificou para a fase de mata-mata desta edição da Eurocopa.

Nas oitavas de final, a Polônia enfrentou a Suíça e após o empate em 1-1 no tempo regulamentar e também na prorrogação, as duas seleções tiveram de decidir a vaga para a fase seguinte nos pênaltis. Lewandowski foi o primeiro jogador a bater e ele converteu a sua penalidade e assim sendo, a seleção polonesa levou a melhor nas penalidades e se classificou para as quartas de final da Euro 2016.

Nas quartas de final, a Polônia enfrentou Portugal e aos 2 minutos da primeira etapa, o camisa 9 e capitão da seleção polonesa marcou o seu único tento no torneio, porém depois de 30 minutos, Renato Sanches empatou o jogo e este empate em 1-1 persistiu até o fim do tempo regulamentar e também até o fim da prorrogação e pela segunda vez seguida, a Polônia teve de decidir a vaga seguinte na disputa por pênaltis. Apesar de Lewandowski ter convertido a sua penalidade, Portugal levou a melhor nas penalidades, venceu por 5-3. Com esta derrota, a seleção polonesa dava adeus a Euro 2016. Até a saída da Polônia da Euro 2016, Lewandowski era o jogador com mais faltas sofridas.

  • Desempenho de Lewandowski na Euro 2016
PdGmACACVMj
5 10 10 510

Copa do Mundo FIFA de 2018

Com a boa campanha na Euro 2016, o técnico Adam Nawalka foi mantido no cargo de treinador da seleção da Polônia e a próxima meta era classificar a seleção polonesa para a Copa do Mundo FIFA de 2018.

Em 8 de outubro de 2016, em confronto válido pela 2ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018, Lewandowski marcou o seu terceiro hat-trick com a camisa da seleção polonesa na vitória por 3-2 sobre a Dinamarca.

Em 10 de junho de 2017, em partida válida pela 6ª rodada das Eliminatórias, o camisa 9 marcou o seu quarto hat-trick pela seleção polonesa na vitória por 3-1 sobre a Romênia.

Em 05/10/2017, em jogo da penúltima rodada (9ª) das Eliminatórias para a Copa do Mundo, Lewandowski marcou mais um hat-trick com a camisa da seleção polonesa e assim sendo, a Polônia venceu a seleção da Armênia por 6-1. Além disso, nesta mesma partida, ele chegou a marca de 50 gols com a camisa da seleção polonesa superando o recorde anterior de 48 gols marcados por Włodzimierz Lubański e se tornando o maior artilheiro da história da Polônia. Três dias depois, na última rodada das Eliminatórias, o camisa 9 e capitão do time marcou um dos gols no triunfo por 4-2 sobre Montenegro e além de ter feito 1 gol nesta partida, ele também deu o passe para o meia Kamil Grosicki fazer o gol dele no jogo.

Ao término das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018, Robert Lewandowski foi o artilheiro com 16 gols marcados em 10 rodadas. Quanto a seleção polonesa, somou 25 pontos – 8 vitórias, 1 empate e uma derrota – no grupo E e com a melhor campanha neste grupo, a Polônia obteve vaga direta para a Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia e depois de disputar a Copa do Mundo FIFA de 2006, a seleção polonesa voltava a disputar uma Copa do Mundo.

Em 19 de junho de 2018, a Polônia fez a sua estreia na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2018 diante de Senegal e mesmo com o artilheiro das Eliminatórias europeias em campo, Senegal superou a Polônia e venceu por 2-1. Na partida seguinte, uma nova derrota; por 3-0 para a Colômbia. Na última rodada da fase de grupos desta edição da Copa do Mundo, a Polônia venceu o Japão por 1-0. No entanto, mesmo com a vitória diante da seleção japonesa, a seleção polonesa dava adeus a Copa do Mundo FIFA de 2018.

  • Desempenho de Lewandowski na Copa do Mundo FIFA de 2018
PdGmACACVMj
3 00 00 270

Liga das Nações da UEFA A

Após a eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2018, Adam Nawalka deixou o cargo de técnico da Polônia vago e com a saída dele quem assume o lugar dele é Jerzy Brzeczek.

O primeiro desafio do novo treinador era classificar a Polônia para a fase de mata-mata da Liga das Nações da UEFA e ele não obteve sucesso, pois a seleção polonesa foi eliminada na fase de grupos desse torneio e além disso, Lewandowski não balançou as redes em nenhum jogo dessa competição.

  • Desempenho de Lewandowski na Liga das Nações da UEFA A
PdGmACACVMj
3 02 00 270

Eliminatórias da Euro 2020

    Em 24 de março de 2019, em jogo da 2ª rodada das Eliminatórias da Euro 2020, Lewandowski pôs um fim a um jejum e voltou a balançar as redes com a camisa da seleção polonesa no triunfo por 2-0 sobre a Letônia. Posteriormente, em 10/06/2019, o camisa 9 da seleção polonesa marcou o seu segundo tento nessas Eliminatórias na goleada por 4-0 sobre Israel.
    Até aqui a Polônia vem fazendo uma campanha perfeita nas Eliminatórias da Eurocopa de 2020; 4 jogos e 4 vitórias.
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Lewandowski com a camisa da seleção polonesa
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 21 de agosto de 2019 por Łączy nas piłka

Total

PdGmACACVMj
106571978140
Prêmios individuais
  • Revelação polonesa do ano de 2008
  • Jogador do ano Campeonato Polonês 2009
  • Jogador do ano (Polônia): 2011, 2012, 2013, 2014
  • 70º melhor jogador do ano de 2012 (The Guardian)
  • Personalidade esportiva do ano (Polônia): 2015
  • 7º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • 15º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)
  • 4° melhor jogador do mundo ano de 2015(FIFA)
  • Goleador do ano 2015 (IFFHS)
Artilharias
  • II Liga 2006–07 (15 gols)
  • I Liga 2007–08 (21 gols)
  • Ekstraklasa 2009–10 (18 gols)
  • Copa da Alemanha 2011–12 (7 gols)
  • Bundesliga 2013–14 (20 gols)
  • Bundesliga 2015–16 (30 gols)
  • Eliminatórias da Eurocopa 2016 (13 gols)
  • Copa da Alemanha 2016–17 (5 gols)
  • Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018 (16 gols)
  • Bundesliga 2017–18 (29 gols)
  • Copa da Alemanha 2017–18 (6 gols)
  • Bundesliga 2018-19 (22 gols)
  • Copa da Alemanha 2018-19 (7 gols)

Considerações Finais

Com base em todos os dados e números apresentados aqui, pode-se concluir que Robert Lewandowski é o verdadeiro camisa 9 e ele preenche todos os requisitos para tal: altura, força, equilíbrio, ritmo, movimento, inteligência e eficiência no chute com ambos os pés, esquerdo e direito.

Embora ele goste de jogar como um centroavante fixo, dentro da área, devido a seu senso posicional, habilidade de chutar de primeira e ser bom no jogo aéreo, suas excelentes habilidades técnicas, pés rápidos, visão e físico também lhe permitem segurar a bola de costas para o gol e ou colocar os seus companheiros de equipe em condições de fazer gols, ou ganhar faltas para sua equipe em posições úteis; Apesar de muitas vezes funcionar como atacante em um único centro ou como um artilheiro, ele também se destacou por sua contribuição defensiva em termos de trabalho. Além de sua habilidade de jogar, Lewandowski também foi elogiado por sua excelente ética de trabalho, aptidão, mentalidade e disciplina, tanto no campo quanto nos treinamentos por especialistas, jogadores e principalmente por treinadores.

E para vocês? Robert Lewandowski é um dos melhores centroavantes do mundo?

O post A Carreira de Robert Lewandowski em Números apareceu primeiro em Futebol Stats.

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS