Para que servem os smartwatches? Inicialmente, a Apple tentou vendê-los como acessórios de moda: ela lançou uma versão caríssima de ouro 18 quilates, e até colocou um Watch na capa da revista Vogue chinesa.

Com o passar do tempo, ele foi reposicionado como um dispositivo fitness. O Watch Series 2 veio com resistência à água para natação, GPS integrado e uma versão feita em parceria com a Nike. (A versão dourada saiu do mercado.)

Para a Apple, o próximo passo é integrar seu relógio inteligente aos equipamentos de academia. E ela está fazendo isso com o GymKit.

Este protocolo, incorporado no watchOS 4.1, usa NFC e Bluetooth para se conectar a esteiras, bicicletas ergométricas, elípticos, entre outros. Os primeiros equipamentos compatíveis chegaram a três academias: uma no Reino Unido, outra na Austrália, e outra nos EUA.

Veja Também!  Ficha Técnica | Vidrados – 1ª temporada (Original Netflix)

A CNET fez o teste em Nova York, e gostou do que viu. Basta encostar o Apple Watch na esteira, e eles se conectam instantaneamente. O relógio exibe uma tela de confirmação, e pergunta se você deseja gravar uma caminhada ou uma corrida.

A partir daí, todos os dados são sincronizados: frequência cardíaca, velocidade, estimativa de calorias ativas e totais, e dados específicos da máquina (como elevação). Se você pausar o exercício na máquina, ele também é interrompido no relógio.

E caso você se esqueça de emparelhar o Watch no início, pode fazer isso depois — ou até quando terminar. Os dados serão sincronizados com o relógio e com o iPhone.

Como explica o Ars Technica, a ideia por trás do GymKit é obter sempre os dados mais precisos sobre seu exercício. Por exemplo, o Apple Watch sabe sua altura e peso, e mede sua frequência cardíaca; enquanto a esteira saberá melhor sua velocidade e distância percorrida.

Veja Também!  SBT exibe 14ª temporada de ‘Supernatural’ neste sábado (13/07)

A Apple quer cobrir 80% do mercado de equipamentos de fitness, incluindo marcas como TechnoGym, Life Fitness, Matrix, Star Trac, Schwinn, Cybex e Stairmaster.

Nos EUA, 130 academias da Life Time se tornarão compatíveis com GymKit ao longo de 2018, assim como algumas unidades da Equinox.

Com informações: CNET, Ars Technica, Engadget.

Apple Watch sincroniza dados com equipamentos de academia através do GymKit

follow us in feedly