Apple Watch sincroniza dados com equipamentos de academia através do GymKit

0
36

Para que servem os smartwatches? Inicialmente, a Apple tentou vendê-los como acessórios de moda: ela lançou uma versão caríssima de ouro 18 quilates, e até colocou um Watch na capa da revista Vogue chinesa.

Com o passar do tempo, ele foi reposicionado como um dispositivo fitness. O Watch Series 2 veio com resistência à água para natação, GPS integrado e uma versão feita em parceria com a Nike. (A versão dourada saiu do mercado.)

Para a Apple, o próximo passo é integrar seu relógio inteligente aos equipamentos de academia. E ela está fazendo isso com o GymKit.

Este protocolo, incorporado no watchOS 4.1, usa NFC e Bluetooth para se conectar a esteiras, bicicletas ergométricas, elípticos, entre outros. Os primeiros equipamentos compatíveis chegaram a três academias: uma no Reino Unido, outra na Austrália, e outra nos EUA.

A CNET fez o teste em Nova York, e gostou do que viu. Basta encostar o Apple Watch na esteira, e eles se conectam instantaneamente. O relógio exibe uma tela de confirmação, e pergunta se você deseja gravar uma caminhada ou uma corrida.

A partir daí, todos os dados são sincronizados: frequência cardíaca, velocidade, estimativa de calorias ativas e totais, e dados específicos da máquina (como elevação). Se você pausar o exercício na máquina, ele também é interrompido no relógio.

E caso você se esqueça de emparelhar o Watch no início, pode fazer isso depois — ou até quando terminar. Os dados serão sincronizados com o relógio e com o iPhone.

Como explica o Ars Technica, a ideia por trás do GymKit é obter sempre os dados mais precisos sobre seu exercício. Por exemplo, o Apple Watch sabe sua altura e peso, e mede sua frequência cardíaca; enquanto a esteira saberá melhor sua velocidade e distância percorrida.

A Apple quer cobrir 80% do mercado de equipamentos de fitness, incluindo marcas como TechnoGym, Life Fitness, Matrix, Star Trac, Schwinn, Cybex e Stairmaster.

Nos EUA, 130 academias da Life Time se tornarão compatíveis com GymKit ao longo de 2018, assim como algumas unidades da Equinox.

Com informações: CNET, Ars Technica, Engadget.

Apple Watch sincroniza dados com equipamentos de academia através do GymKit

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.