Apps vão ganhar abas no Windows 10, incluindo o Explorador de Arquivos

0
9

A Microsoft está preparando um novo recurso para o Windows 10: chamado de “sets”, ele permitirá agrupar diferentes programas relacionados em uma só janela.

Segundo o The Verge, o Office terá suporte a sets no início de 2018. A Microsoft também planeja incluir abas em aplicativos como o Explorador de Arquivos e o Bloco de Notas. Até mesmo programas de terceiros, como o Photoshop, serão contemplados no futuro.

Doug Thomas, da equipe do Microsoft Office, explica no vídeo abaixo como isso vai funcionar. Você abre um arquivo do Word, e ele já aparece em uma interface com abas. Abra uma nova aba e você terá acesso a programas frequentemente usados, como o PowerPoint ou o navegador Edge.

Ao abrir o mesmo arquivo em outro PC, o Windows vai lembrar dos programas que também estavam carregados na mesma janela, e sugerir que você abra todos novamente. Além disso, a nova aba terá um recurso de busca universal na web e em seu PC.

Os sets podem ter um problema: a Microsoft está basicamente estendendo o Edge para o shell de todos os aplicativos no Windows 10. Lembra quando ela passou por escrutínio de órgãos antitruste por embutir o Internet Explorer no sistema?

Claro, haverá bastante tempo para discutir isso. Os sets chegarão nas próximas semanas para um subconjunto de Windows Insiders: Dona Sarkar diz no blog oficial que “uma porcentagem de vocês vai inicialmente receber alguns novos recursos nas builds, enquanto outros não vão recebê-los por um tempo”. A ideia é comparar o uso e o feedback desses dois grupos de usuários.

A Microsoft quer receber todo o feedback possível antes de lançar os sets; esse nome pode, inclusive, mudar no lançamento, que não tem prazo definido. “Nós vamos disponibilizar esses recursos para todos quando eles estiverem prontos, não necessariamente na próxima grande atualização do Windows 10”, explica Dona.

Ela também diz que a Timeline finalmente começará a ser testada. O Windows 10 terá uma linha do tempo com os aplicativos, arquivos e abas do Edge que foram abertos nas horas e dias anteriores.

Com informações: Microsoft, The Verge.

Apps vão ganhar abas no Windows 10, incluindo o Explorador de Arquivos

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.