As novidades do Android 8.1 Oreo, liberado para fabricantes

0
62

O Android 8.0 chegou a apenas 0,3% dos dispositivos, mas o Google já tem uma atualização. O Oreo 8.1 mostra por que alguns apps consomem tanta bateria; traz ajustes na interface; e resolve uma polêmica extremamente séria sobre emojis.

A tela de configurações de bateria agora mostra aplicativos que gastam muita energia, e o motivo disso. No exemplo abaixo, do Android Police, o Google Maps Preview está drenando a bateria porque pede a localização com frequência.

O Android também avisa se um app “acorda” seu smartphone com frequência — solicitando dados em segundo plano, por exemplo.

Há alguns pequenos ajustes na interface. Por exemplo, aparece um indicador de bateria de seus dispositivos Bluetooth nas configurações rápidas:

Dependendo do seu papel de parede, o Android adota um tema claro ou escuro automaticamente:

Quando você está na tela inicial ou no Google Feed e abre as notificações, ou pressiona o botão liga/desliga, o plano de fundo adota a cor predominante do seu papel de parede. (Em versões anteriores, ele ficava cinza.)

Outra mudança visível está nos emojis. No final de outubro, ocorreu uma pequena polêmica sobre a forma como o Google representa o hambúrguer (com o queijo por baixo da carne) e a caneca de cerveja (com líquido até a metade, e espuma na borda).

É algo bobo, claro, mas o CEO Sundar Pichai tomou isso como uma prioridade e os dois símbolos foram modificados no Android 8.1, como você pode ver abaixo:

Nos bastidores, o Oreo agora permite que um aplicativo guarde informações compartilhadas na RAM, que podem ser acessadas por outros processos, melhorando o desempenho. Além disso, será possível fazer operações de redes neurais com aceleração por hardware, graças ao TensorFlow Lite.

E no caso do Pixel 2 e 2 XL, desenvolvedores podem usar o coprocessador de imagem Visual Core, até então inativo. Ele foi desenvolvido pelo Google e permite que apps de terceiros usem o processamento de fotos em HDR+, assim como o app nativo de câmera.

O Android 8.1 Oreo foi liberado para as fabricantes nesta terça-feira (5), e chega inicialmente a todos os smartphones Pixel, assim como ao tablet Pixel C, Nexus 5X e Nexus 6P.

Ele veio acompanhado pelo Android Oreo Go Edition (ou simplesmente Android Go), versão simplificada para dispositivos que têm entre 512 MB e 1 GB de RAM.

Com informações: The Verge, Android Police.

As novidades do Android 8.1 Oreo, liberado para fabricantes

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.