Até o fundador do Tumblr decidiu deixar o serviço

0
43

O Tumblr já teve ótimos momentos, tanto que, em 2013, o Yahoo topou pagar US$ 1,1 bilhão pelo serviço. Foi uma compra mais cara que a do Instagram, que custou US$ 1 bilhão ao Facebook. Só que o Yahoo não soube o que fazer com o que tinha em mãos. Provavelmente, a falta de perspectiva é um dos fatores que levaram David Karp, fundador e CEO do Tumblr, a decidir abandonar o posto.

Tumblr

Houve uma onda de pessimismo quando o Tumblr foi vendido porque, naquela época, o Yahoo já carregava a fama de “estragar” os serviços que adquiria, uma clara referência ao Flickr. Mas também havia gente que não se preocupava (muito) com a venda do Tumblr porque David Karp seria mantido à frente do serviço e, portanto, não deixaria o serviço perder a essência.

Bom, a essência pode até não ter sido perdida, mas o Yahoo comprou o Tumblr já sabendo que o serviço não era lucrativo — apesar de popular — e não soube encontrar uma fórmula de rentabilidade para ele. Além disso, o formato de blog com rede social do Tumblr foi ficando “sem graça” à medida que outras plataformas de conteúdo ganhavam relevância.

David Karp

David Karp

No início de 2014, o Tumblr registrava média de 106 milhões de postagens por dia. Hoje, a média é de 35 milhões de posts diários e continua caindo. Pode até ser que, nos últimos anos, alguém dentro do Yahoo — talvez o próprio Karp — tenha tido alguma ideia para frear esse declínio, mas as crises com a polêmica administração de Marissa Mayer deixavam o clima inóspito para qualquer passo ousado.

Agora o Yahoo (ou o que sobrou do Yahoo) faz parte da Oath, empresa de mídia pertencente à Verizon. A situação também não é das mais confortáveis por lá. A Oath tem feito demissões e restruturações em praticamente todos os serviços que assume em uma tentativa de encontrar equilíbrio financeiro. Os detalhes não foram revelados, mas é possível que esse cenário tenha preparado o caminho para a saída de Karp.

Letter I just sent to my team ♥️ https://t.co/3Vsv3ROuhf

— David Karp (@davidkarp) 27 de novembro de 2017

Em carta direcionada aos funcionários, o fundador do Tumblr diz que tomou a decisão depois de meses de reflexão sobre suas ambições pessoais. Foram quase 11 anos à frente do serviço. Ele fica no cargo de CEO até o fim do ano e, depois, passa o bastão para Jeff D’Onofrio, atual diretor operacional do Tumblr.

Boa sorte para o futuro CEO. Ele vai precisar.

Com informações: TechCrunch

Até o fundador do Tumblr decidiu deixar o serviço

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.