A Blackberry acaba de anunciar ter chegado a acordo com a Câmara de Comércio Internacional e vai pagar 137 milhões de dólares à Nokia para colocar um ponto final numa disputa judicial relacionada com licenciamentos e patentes.

Segundo a CNN, o caso remonta a 2016, altura em que a Blackberry terá deixar de pagar à Nokia a devida compensação por um conjunto de patentes que estaria a utilizar. Há, no entanto, a garantia de que a Blackberry vai manter ainda duas acções em tribunal, nomeadamente nos Estados Unidos e na Alemanha, por considerar que é a Nokia quem está a violar o acordo estabelecido entre ambas.

Ambas as companhias recorrem actualmente ao seu histórico de patentes e tecnologia – que fez de ambas duas gigantes Mundiais – para obter importantes dividendos. No caso da Nokia, a “verdadeira” Nokia, a divisão que não foi vendida à Microsoft em 2014, está a gerar fortes lucros por via da exploração do enorme portfólio de patentes essenciais para o fabrico de smartphones. Além de ganhar um processo contra a LG em setembro, a marca já fez acordos de licenciamento para ceder suas propriedades intelectuais para a Xiaomi, Samsung e até mesmo Apple. Sendo assim, caso insista em prosseguir com o processo, a BlackBerry tem um grande desafio pela frente.

Veja também…

Deixe o seu comentário

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.