Buscador do Google agora vai mostrar letras de músicas

0
123

Em breve, quando você estiver com dúvidas relacionadas à letra de alguma música, pode ser que o Google seja sua solução direta, sem que seja necessário acessar outro site além do buscador.

A companhia anunciou, nessa segunda-feira, 27, o fechamento de um acordo com a LyricFind, maior licenciadora de composições musicais do mundo, para que parte do seu conteúdo apareça diretamente nos resultados do Google.

A novidade já começou a funcionar nos Estados Unidos e deve ser expandida em breve, já que a LyricFind opera em mais de 100 países – incluindo no Brasil, onde tem parcerias com algumas das maiores distribuidoras de músicas independentes locais.

Os internautas que buscarem pelas letras encontrarão a maior parte do texto no próprio Google. O restante poderá ser visto através de link que leva a uma página onde se promove os serviços de música da companhia.

As empresas não falam sobre os valores envolvidos no negócio, mas o cofundador e CEO da LyricFinder, Darryl Ballantyne, disse à Billboard que compositores conseguirão arrecadar “milhões”. “Os direitos são pagos com base no número de vezes em que uma composição é vista”, explicou.

A parceria também pode significar um duro golpe no mercado de composições, uma vez que não há razão para acessar um site terceirizado se a letra da música procurada aparecer diretamente no buscador.

O setor passou anos sem ser notado, até que empresas como a LyricFind perceberam que havia um filão a ser explorado. Ela foi uma das primeiras a negociar com compositores para tornar a exploração das letras um negócio legalizado. Hoje são mais de 4 mil publicadores envolvidos, e a empresa tem negócios com serviços como Deezer e Shazam, onde as letras aparecem em sincronia com as músicas.

Fonte: Olhar Digital

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.