Empresas de telefonia, Ministério da Ciência e Anatel lançam Projeto 5G Brasil

0
233

Representantes de empresa de telefonia móvel reuniram-se na última semana para criar o Projeto 5G Brasil. A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico adequado a implantação das redes de quinta geração no Brasil, segundo informa a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Além de empresas do setor, o grupo tem representantes do governo e da Anatel (Agência Brasileira de Telecomunicações). O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Maximiliano Martinhão, disse o seguinte durante o evento:

Agora, estamos tendo a oportunidade de o setor trabalhar junto com a academia, com os fabricantes. Temos um trabalho de antecipação à entrada do 5G no Brasil. O 5G impulsiona a Internet das Coisas, vai impulsionar a tecnologia dos smartphones, a conectividade dos automóveis. Enfim, vai surgir um monte de coisas bacanas.

Enquanto os países considerados desenvolvidos já estão anunciando datas para o teste de rede 5G, a Anatel recentemente disse que a expectativa é que a frequência seja liberada a partir de 2020 por aqui. Atualmente, estima-se que o Brasil tenha 196 milhões de acessos em banda larga móvel, sendo 60 milhões de 4G.

A Samsung, em parceria com a Arqiva, acaba de anunciar que testará o 5G em algum momento do segundo semestre de 2017 na capital britânica, Londres. Num primeiro momento, a Arqiva, que é uma empresa de infraestrutura para o setor de telecomunicação, deve oferecer internet ultraveloz de 28GHz.

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.