Estados Unidos culpam Coreia do Norte por ataque do WannaCry

0
22

Um dos fatos que marcaram 2017 certamente foi a disseminação do WannaCry no meio do ano. O ransomware paralisou computadores de hospitais, bancos, operadoras de telefonia e diversas outras organizações de cerca de 150 países. Meses depois, o assunto vem à tona novamente: o governo dos Estados Unidos concluiu oficialmente que a Coreia do Norte foi responsável pelo ataque.

ransomware

Suspeitas sobre o envolvimento do país liderado pelo ditador Kim Jong-un surgiram apenas alguns dias depois da disseminação do WannaCry. Especialistas em segurança de companhias como Google e Symantec analisaram o código-fonte de uma versão preliminar do ransomware e encontraram características que remetem a malwares usados nos ataques à Sony Pictures em 2014 e ao Banco Central de Bangladesh em 2016.

Esses e outros ataques de menor porte foram atribuídos aos hackers do Lazarus Group, que têm fortes ligações com a Coreia do Norte. Após meses de investigação, autoridades norte-americanas concluíram que o grupo também foi responsável pelo WannaCry.

Ao Wall Street Journal, Thomas P. Bossert, assessor de segurança do governo Trump, disse que “o ataque teve alcance internacional, custou milhões de dólares e que a Coreia do Norte é diretamente responsável”. Ele afirma ainda que a Casa Branca tem evidências do envolvimento do país e que autoridades de outras nações, assim como companhias de tecnologia, chegaram à mesma conclusão, dando como exemplo o governo do Reino Unido e a Microsoft.

WannaCry se espalhou rapidamente pelo mundo

Nenhum indivíduo específico foi indiciado formalmente pelo ataque perpetrado a partir do WannaCry. A atribuição de culpa à Coreia do Norte como um todo é vista como uma forma de os Estados Unidos exercerem mais pressão sobre o governo de Kim Jong-un e de, indiretamente, motivarem governos de outros países e organizações privadas a adotarem medidas conjuntas para prevenir ações semelhantes.

A Casa Branca deve publicar um comunicado oficial a respeito do assunto ainda nesta terça-feira (19).

Estados Unidos culpam Coreia do Norte por ataque do WannaCry

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.