Apesar do desbloqueio do iPhone de San Bernardino sem ajuda da Apple, o governo dos Estados Unidos continuará tentando forçar por via judicial o gigante do setor a contribuir com a Polícia em outra investigação em andamento em Nova York.

“O governo continua precisando da ajuda da Apple para ter acesso aos dados que uma ordem judicial lhe autorizou a investigar”, afirmou o Departamento da Justiça em documento transmitido para uma juíza do Brooklyn nesta sexta-feira.

Ainda de acordo com o anúncio, será mantida sua apelação a uma sentença da Justiça de Nova York, que, em fevereiro, negou-se a obrigar a Apple a ajudar os investigadores a “desencriptar” o iPhone do membro de uma rede de tráfico de drogas.

Este caso é similar a outro que provocou uma disputa judicial e midiática de várias semanas entre Apple e FBI no início deste ano, na Califórnia.

Os investigadores pretendiam forçar a Apple a ajudá-los a invadir um iPhone pertencente a um dos autores do atentado de San Bernardino. No ataque, 14 pessoas morreram, em dezembro de 2015, nessa cidade californiana.

Finalmente, o governo conseguiu desbloquear o aparelho com a ajuda de um técnico que não foi identificado e sem a intervenção da Apple.

Fonte: Exame