Facebook vai avisar se alguém postar uma foto sua (mesmo sem te marcar)

0
24

Depois de testar reconhecimento facial para devolver acesso a usuários bloqueados, o Facebook anunciou nesta terça-feira (19) novas medidas para ajudar os usuários a administrar sua identidade na rede social.

A principal é que agora o Facebook vai te enviar uma notificação quando alguém postar uma foto que contém o seu rosto, mesmo que você não tenha sido marcado. Dessa forma, você pode escolher se identificar ou pedir para que o usuário remova a foto.

Em alguns casos, quando você não fizer parte da audiência do post (não ter a pessoa adicionada e a restrição for apenas para amigos, por exemplo), a notificação não será enviada. O recurso é baseado na tecnologia já existente de reconhecimento facial do Facebook.

De quebra, essa novidade também ajuda a identificar se algum usuário está usando a sua foto de perfil (muito comum em contas fake que são criadas na rede social). Caso isso aconteça, você também será avisado e poderá tomar medidas cabíveis.

A tecnologia também beneficia deficientes visuais: ao ler o feed de notícias, cegos poderão ouvir quais pessoas estão em alguma foto, mesmo que não haja nenhuma marcação.

Por fim, o Facebook vai deixar cada usuário escolher se quer ser identificado em alguma foto, o que deve evitar aquele aviso de “marcar Fulano?” quando você passa o mouse sobre algum rosto dentro da rede social. Esse botão de ativado/desativado vai substituir as opções individuais de cada parte da rede social e facilitar o controle sobre a sua imagem.

Recentemente, o Facbook também chegou a pedir uma selfie a um usuário para provar que ele não é um robô ou fake. A imagem deveria ser original e mostrar claramente o rosto. Em outra situação, a rede social chegou a testar um recurso que permite o envio de fotos pessoais íntimas (sim, nudes) para prevenir pornô de vingança.

As tecnologias de reconhecimento facial para gerenciar sua identidade devem chegar em breve a todos os usuários, menos no Canadá e União Europeia, em que o Facebook teve que desabilitar o recurso por ordem judicial.

Facebook vai avisar se alguém postar uma foto sua (mesmo sem te marcar)

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.