GPS Indoor: Nunca mais se perca em shoppings!

1
124

Praticamente invisível aos nossos olhos, esta é mais uma tecnologia que traz grandes benefícios aos usuários de banda larga móvel – isso mesmo, nosso 3G, 4G de cada dia. Quem usa sabe, em ambientes fechados e quase sempre lotados, como shoppings, aeroportos, universidades e estádios, a qualidade do serviço fica comprometida; isso quando conseguimos navegar. Mesmo quando existe uma conexão Wi-Fi disponível, nem sempre ela é suficiente para atender toda a demanda. As “small cells” são antenas de pequeno porte vistas como a melhor solução para desafogar o tráfego nesses ambientes. É como se houvessem antenas de transmissão como estas das ruas dentro desses locais…

No Brasil já existem algumas instalações de “small cells”; poucas, é verdade. A ampliação do parque dessas antenas minúsculas depende de decisões de investimento das operadoras com o intuito de melhorar a qualidade do serviço oferecido aos seus clientes.

Para a gente ter uma ideia do tamanho do problema, em 2014, menos de 5% dos maiores edifícios públicos de todo o mundo contavam com sistema de cobertura móvel indoor. Ao mesmo tempo, já se sabe que 80% do tráfego móvel acontece em ambientes fechados. A indústria chega a apostar que a cobertura indoor deve se tornar um serviço essencial para qualquer prédio, como água ou energia, por exemplo.

Muito legal também é que além de melhorar a experiência do usuário em ambientes fechados, as “small cells” oferecem a possibilidade de criação de serviços inovadores como uma localização e navegação indoor – uma espécie de GPS para ambientes fechados – e até entrega de publicidade personalizada, de acordo com a localização da pessoa.

Já pensou termos um GPS dentro do shopping para nos guiar? Bacana, não? Ou em grandes eventos em lugares fechados. Atualmente já é possível oferecer soluções de navegação indoor através do Bluetooth ou da conexão Wi-Fi. O problema é que, no primeiro caso, menos de 25% dos usuários em todo o mundo deixam seu smartphone com o Bluetooth ligado e aberto – o que, aliás, não deixa de ser uma boa prática, já que o Bluetooth ligado e aberto pode ser porta para invasões…. Já a solução Wi-Fi necessita que a pessoa se conecte através de senha e login; não é tão prático. Com as “small cells” a história é outra, afinal, nossa rede móvel – o 3G ou 4G – está sempre ligada e estaria sempre disponível.

Bom, a tecnologia está aí… Agora, mais uma vez, depende das nossas queridas operadoras, mas com o crescimento explosivo do uso de internet móvel, essa solução parece quase inevitável.

Fonte: Olhar Digital

follow us in feedly  

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.