Grandes empresas de tecnologia se unem para tornar e-mail mais seguro

0
125

Google, Microsoft, Yahoo!, Comcast e LinkedIn uniram forças para criar um novo mecanismo de e-mail que garante que as mensagens enviadas sejam criptografadas. Na proposta que enviaram para a Internet Engineering Task Force, as empresas de tecnologia chamaram a iniciativa de SMTP Strict Transport Security (SMTP STS).

De acordo com o site The Verge, a tecnologia subjacente dos e-mails se manteve praticamente inalterada desde que se tornou disponível. Um sistema de criptografia foi introduzido há algum tempo – e provedores de email grandes como Gmail o utilizam -, mas ele é suscetível a ataques man-in-the-middle.

Por exemplo, um criminoso poderia inserir um certificado digital falso, e o sistema iria reconhecê-lo como autêntico. Isso significa que você pode acabar enviando e-mail para um servidor inseguro sem saber. Além disso, ele poderia continuar enviando sua mensagem, mesmo se ele detectasse que o servidor não é seguro.

O novo sistema pode impedir que os cenários descritos acima ocorram. Ele verifica se o domínio que você está enviando suporta SMTP STS e garante que o seu certificado de criptografia é autêntico e atualizado. Se tudo estiver correto, ele permite que a sua mensagem passe, mas, se ele detectar algo suspeito, interrompe o envio do e-mail e notifica você sobre a razão.

É seguro dizer que as empresas envolvidas irão incorporar a tecnologia em seus serviços se ele for aprovado. Nesse caso, as mensagens criptografadas enviadas e recebidas no Gmail poderiam ir até 83% e 69%, respectivamente, para 100%.

Fonte: iMasters

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.