Google, Microsoft, Yahoo!, Comcast e LinkedIn uniram forças para criar um novo mecanismo de e-mail que garante que as mensagens enviadas sejam criptografadas. Na proposta que enviaram para a Internet Engineering Task Force, as empresas de tecnologia chamaram a iniciativa de SMTP Strict Transport Security (SMTP STS).

De acordo com o site The Verge, a tecnologia subjacente dos e-mails se manteve praticamente inalterada desde que se tornou disponível. Um sistema de criptografia foi introduzido há algum tempo – e provedores de email grandes como Gmail o utilizam -, mas ele é suscetível a ataques man-in-the-middle.

Por exemplo, um criminoso poderia inserir um certificado digital falso, e o sistema iria reconhecê-lo como autêntico. Isso significa que você pode acabar enviando e-mail para um servidor inseguro sem saber. Além disso, ele poderia continuar enviando sua mensagem, mesmo se ele detectasse que o servidor não é seguro.

Veja Também!  AO VIVO Lyon x Barcelona Narração Online Esporte Interativo

O novo sistema pode impedir que os cenários descritos acima ocorram. Ele verifica se o domínio que você está enviando suporta SMTP STS e garante que o seu certificado de criptografia é autêntico e atualizado. Se tudo estiver correto, ele permite que a sua mensagem passe, mas, se ele detectar algo suspeito, interrompe o envio do e-mail e notifica você sobre a razão.

É seguro dizer que as empresas envolvidas irão incorporar a tecnologia em seus serviços se ele for aprovado. Nesse caso, as mensagens criptografadas enviadas e recebidas no Gmail poderiam ir até 83% e 69%, respectivamente, para 100%.

Fonte: iMasters

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.