Lá vamos nós de novo. Este ano, descobriu-se que um driver de áudio em dispositivos da HP monitora tudo o que você digita. Agora, no mais recente episódio de “Fabricantes de PCs Instalando Programas Questionáveis”, ela foi flagrada ativando um cliente de telemetria sem pedir permissão.

Segundo a Computer World, o programa “HP Touchpoint Analytics Service” foi identificado pela primeira vez em 15 de novembro. Ele analisa o computador, realizando testes de disco e bateria, e envia os dados para a HP.

Foto por Aaron Yoo/Flickr

Há dois problemas aqui. Primeiro, ele é instalado e ativado sem qualquer aviso. “Eu entendo que ele envia todo tipo de dados de telemetria, e não estou disposto a compartilhar muito disso, definitivamente não sem meu consentimento”, diz um usuário nos fóruns da HP.

Na verdade, ninguém ainda sabe exatamente como ele chega ao computador: se através das atualizações automáticas do Windows, ou através do HP Support Assistant.

Em segundo lugar, ele consome preciosos recursos do PC. Um usuário diz no fórum da HP:

… ele faz meu computador trabalhar tanto que eu posso ouvir a ventoinha girando rápido, e a luz na parte de trás do meu computador pisca rapidamente em sintonia. No Gerenciador de Tarefas, eu posso vê-lo iniciando e interrompendo inúmeros aplicativos, como um serviço de cliente e instalador, host da janela do console, prompts de comando; ele causa picos e vales no uso do serviço de antimalware e do sistema local.

Como explica o gHacks, remover esse spyware é relativamente simples. Primeiro, pressione Windows + R, digite appwiz.cpl e tecle Enter. Depois, clique com o botão direito em “HP Touchpoint Manager” e selecione Desinstalar.

A HP ainda não comentou o caso. Este ano, pesquisadores descobriram que a fabricante usava um driver de áudio com keylogger embutido. O problema foi resolvido após uma atualização via Windows Update.

Além disso, a HP distribuiu de novo um firmware que faz suas impressoras recusarem cartuchos genéricos. É possível instalar uma atualização opcional que retira o bloqueio.

Com informações: Computer World.

HP está instalando um spyware que deixa o computador mais lento

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.