HP instala spyware sem permissão do utilizador

0
9

Lembra-se da notícia que dava conta da multa à Lenovo, na ordem dos 3,5 milhões de dólares, pela pré-instalação do VisualDiscovery nos novos portáteis, sem o consentimento dos utilizadores? E da polémica por este software representar uma vulnerabilidade na privacidade das comunicações encriptadas?

Pois bem, a novidade é que a HP está no centro do furacão por uma prática idêntica, camuflada num programa de monitorização e diagnóstico. A companhia está a ser acusada da instalação de um spyware através do HP Touchpoint Analytics Service, um conjunto de ferramentas para gerir a segurança do seu dispositivo mas que, na prática, está ele mesmo a comprometer a segurança do sistema.

De acordo com a página PCMag, ninguém ainda sabe ao certo como esta ferramenta chega ao computador, se através das atualizações automáticas do Windows, ou através do HP Support Assistant. A HP ainda não comentou o caso. Este ano, investigadores ligados às novas tecnologias descobriram que a empresa usava um driver de áudio com keylogger embutido, problema resolvido após uma atualização através do Windows Update.

Veja também…

Deixe o seu comentário

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.