Inteligência artificial da Nvidia aprende sozinha a modificar vídeos com precisão

0
3

A Nvidia está usando inteligência artificial para modificar imagens de uma forma impressionante. Ela consegue analisar vídeos e transformar um ambiente nevado em ensolarado, ou trocar o dia pela noite.

Pesquisadores da Nvidia criaram uma inteligência artificial que consegue aprender sem supervisão, e realizar mudanças radicais nos vídeos que analisa. Neste caso, ela tirou a neve do chão, colocou folhas nas árvores e mudou a iluminação — o que era inverno se transformou em verão:

E aqui, o algoritmo modificou as imagens para que uma cena gravada durante o dia se tornasse noturna:

A equipe usou o método chamado “rede adversária generativa”, ou GAN. Isso consiste em combinar duas redes neurais separadas: uma delas cria dados, enquanto a outra julga os dados, rejeitando amostras que não parecem boas. Dessa forma, a inteligência artificial aprende sozinha a gerar resultados melhores com o tempo.

Normalmente, a IA precisa começar com uma base de dados robusta. Por exemplo, para transformar uma cena diurna em noturna, é preciso alimentá-la com pares de fotos tiradas no mesmo local durante o dia e à noite. Então, ela estuda as diferenças para gerar novas imagens.

Imagem original à esquerda, e modificada pela GAN à direita

A rede neural da Nvidia, por sua vez, consegue aprender com muito menos supervisão: ela funciona sem uma base de dados tão robusta, mas consegue produzir resultados de qualidade similar, diz o pesquisador Ming-Yu Liu ao The Verge.

Ele diz que “este trabalho pode ser usado para edição de imagens”. O vídeo abaixo reúne diversos exemplos da IA “trocando” a raça de cachorros, por exemplo:

O estudo também pode ser útil para veículos que dirigem sozinhos, ramo em que a Nvidia investe pesado. “Por exemplo, raramente chove na Califórnia, mas queremos que nossos carros autônomos funcionem adequadamente quando chove”, diz Ming-Yu. “Podemos usar o nosso método para converter as sequências de condução ensolaradas da Califórnia para chuvosas e treinar nossos veículos”.

O estudo está disponível na íntegra aqui.

Com informações: The Next Web, The Verge.

Inteligência artificial da Nvidia aprende sozinha a modificar vídeos com precisão

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.