Laptops da HP vêm com ferramenta inativa para monitorar o que você digita

0
18

O pesquisador Michael Myng descobriu que existe um keylogger — ferramenta para registrar o que o usuário digita — em laptops da HP. Ele fica escondido no driver de touchpad, e está desativado por padrão.

A HP reconheceu o problema e liberou uma atualização para mais de 460 modelos de laptop. Ela também sugere que outras fabricantes podem ter o mesmo keylogger.

Foto por Aaron Yoo/Flickr

De acordo com a BBC, esse recurso está presente nos drivers da Synaptics para ajudar a corrigir bugs, mas não deveria ter sido distribuído aos usuários em geral. “A HP usa touchpads da Synaptics em alguns de seus laptops, e está trabalhando em fornecer correções para o erro da Synaptics nos sistemas impactados.”

Segundo a HP, essa falha “impacta todas as parceiras OEM da Synaptics”. Ou seja, provavelmente outras fabricantes devem lançar atualizações para remover o keylogger. Por enquanto, ele foi encontrado em diversos modelos de laptop, incluindo EliteBook, ProBook, Pavilion e Envy, lançados desde 2012.

Você pode conferir aqui a lista completa dos dispositivos afetados. Ela também inclui uma versão atualizada do driver, desta vez sem o keylogger. “Nem a Synaptics nem a HP tiveram acesso aos dados do cliente como resultado desse problema”, diz a fabricante.

Este ano, pesquisadores descobriram que a HP usava um driver de áudio com keylogger embutido. O problema foi resolvido após uma atualização via Windows Update. Ela também foi flagrada ativando um cliente de telemetria sem pedir permissão.

Com informações: BBC, The Register.

Laptops da HP vêm com ferramenta inativa para monitorar o que você digita

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.