Microsoft vai colocar (mais) inteligência artificial no Office 365

0
25

Em um relatório entregue ao governo dos Estados Unidos no meio do ano, a Microsoft definiu a inteligência artificial (IA) como prioridade para seus negócios. Não foi da boca para fora. Cada vez mais serviços da companhia estão sendo “turbinados” com IA. O mais recente é o Office 365.

Na verdade, o ecossistema do Office 365 conta há algum tempo com tecnologias de inteligência artificial. Elas são usadas, por exemplo, para fazer traduções de documentos, detectar atividades de malwares e permitir que o usuário dite texto em vez de digitá-los. Mas, agora, a IA estará mais implícita, digamos assim, tudo para melhorar a produtividade.

Insights - Excel

Começa pelo Excel. A ferramenta está recebendo uma função chamada Insights que utiliza aprendizagem de máquina para analisar planilhas complexas e extrair delas, automaticamente, padrões de dados que podem facilitar o trabalho do usuário. Com isso, será mais fácil identificar tendências ou valores atípicos que, como tal, podem revelar um problema.

O Word também vai ficar um pouco mais inteligente, embora só a partir de 2018. Para o editor de textos, a Microsoft promete uma funcionalidade chamada Acronyms (Acrônimos) que, com base no Microsoft Graph, ajudará o usuário a entender a taquigrafia (abreviações e símbolos que agilizam anotações) usada em seu local de trabalho indicando definições que foram encontradas em outros documentos.

IA no Word

É difícil falar de inteligência artificial na Microsoft sem lembrar da Cortana. A assistente também está presente na atualização, mas de um modo bem específico: foi integrada ao Outlook para iOS de forma a permitir que o usuário receba notificações com base nos compromissos agendados. A Cortana poderá, por exemplo, enviar uma notificação automática com um mapa descrevendo o trajeto até o próximo evento.

A Microsoft promete ainda melhorar a capacidade do OneDrive e do SharePoint de reconhecer conteúdo dentro de fotos, capturas de tela, recibos digitalizados e afins. A partir de agora, esse recurso extrairá automaticamente textos reconhecidos nas imagens para facilitar as buscas. Assim, se você tiver uma pasta com cartões de visita digitalizados, por exemplo, bastará pesquisar pelo nome para encontrar os dados de contato de uma pessoa.

Tecnocast 064 — Mitos e verdades sobre a IA

Existe uma certa afobação na comunidade em torno da inteligência artificial. E isso tem acontecido principalmente porque a ideia de máquinas inteligentes gera muita mídia, além de ser um prato cheio para filmes e séries de ficção científica.

Mas a IA ainda está longe de se tornar um ser autônomo, que pensa como um ser humano. O que temos hoje são várias IAs restritas, desenvolvidas para tarefas específicas. Esse é o tema do Tecnocast 064. Dá o play e vem com a gente!

Microsoft vai colocar (mais) inteligência artificial no Office 365

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.