NVIDIA e Volkswagen desenvolvem tecnologia para automóveis autónomos

0
18

A NVIDIA e a Volkswagen estão a trabalhar em conjunto com vista ao desenvolvimento de tecnologia que possa ser utilizada ao serviço de automóveis autónomos, área que não tendo ainda expressão é encarada como tendo um potencial tremendo. A iniciativa, apresentada por ocasião da CES, em Las Vegas, incide sobre a inteligência artificial, mais concretamente o desenvolvimento de soluções que permitam uma rápida análise de uma grande quantidade de dados, tanto interpretação de dados visuais como de telemetria.

Segundo o New York Times, o Xavier, um system-on-a-chip voltado exclusivamente para este segmento é composto por um processador de oito núcleos customizado para as tarefas dos veículos autónomos, operando ao lado de uma GPU da linha Volta, sete mil milhões de transistores e um processador de vídeo HDR com resolução 8K. Um conjunto fabricado com arquitetura de 16 nanometros que, segundo a empresa, é capaz de realizar até 30 triliões de operações por segundo.

A NVIDIA acredita tratar-se de um produto 15 vezes mais eficiente que qualquer opção presente no mercado. O Xavier atua com apenas 30 watts de potência, um potencial energético que promete agradar aos fabricantes de veículos elétricos, uma vez que não representa uma carga significativa assim sobre a bateria.

Veja também…

Deixe o seu comentário

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.