sábado, março 23, 2024

NVIDIA e Volkswagen desenvolvem tecnologia para automóveis autónomos

A NVIDIA e a Volkswagen estão a trabalhar em conjunto com vista ao desenvolvimento de tecnologia que possa ser utilizada ao serviço de automóveis autónomos, área que não tendo ainda expressão é encarada como tendo um potencial tremendo. A iniciativa, apresentada por ocasião da CES, em Las Vegas, incide sobre a inteligência artificial, mais concretamente o desenvolvimento de soluções que permitam uma rápida análise de uma grande quantidade de dados, tanto interpretação de dados visuais como de telemetria.

Segundo o New York Times, o Xavier, um system-on-a-chip voltado exclusivamente para este segmento é composto por um processador de oito núcleos customizado para as tarefas dos veículos autónomos, operando ao lado de uma GPU da linha Volta, sete mil milhões de transistores e um processador de vídeo HDR com resolução 8K. Um conjunto fabricado com arquitetura de 16 nanometros que, segundo a empresa, é capaz de realizar até 30 triliões de operações por segundo.

A NVIDIA acredita tratar-se de um produto 15 vezes mais eficiente que qualquer opção presente no mercado. O Xavier atua com apenas 30 watts de potência, um potencial energético que promete agradar aos fabricantes de veículos elétricos, uma vez que não representa uma carga significativa assim sobre a bateria.

Veja também…

Deixe o seu comentário

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS