Opera 50 traz proteção contra mineração de criptomoeda

0
20

Enquanto o Bitcoin oscilava mais que bêbado em montanha-russa, a versão beta do Opera 50 foi lançada trazendo uma novidade mais útil do que parece: proteção contra páginas que discretamente usam o navegador do usuário para minerar criptomoedas.

Com a iniciativa, a Opera Software — em breve, Otello Corporation — demonstra ter timing: as moedas digitais ganharam tanta notoriedade em 2017 que a quantidade de espertinhos usando malwares, extensões, redes Wi-Fi e páginas web para “sequestrar” o computador ou o dispositivo móvel do usuário para mineração de criptomoedas disparou, inclusive no Brasil.

Opera - bloqueador de mineração

O Opera 50, ainda que na versão beta, é o primeiro browser a trazer proteção contra esses scripts de maneira nativa. Chamada de NoCoin, o recurso pode ser ativado nas configurações do navegador. Quando isso é feito, scripts suspeitos são automaticamente bloqueados.

Trata-se de um mecanismo bastante similar ao bloqueio de anúncios invasivos que já existe no navegador. Não é de se estranhar, portanto, que a Opera Software tenha concomitantemente alterado as regras do seu sistema de anúncios para dar respaldo à nova função.

Além de bloquear scripts de mineração, o Opera 50 beta traz suporte a novos recursos de realidade virtual que o tornam compatível com aplicações do tipo no Oculus Rift e no Chromecast. O download pode ser feito aqui.

Tecnocast 079 – Mineradores zumbis

O que você prefere: ver banners e anúncios enquanto navega em seus sites favoritos, ou doar uma parte do seu processador e não ver anúncio nenhum? Muitos sites já estão utilizando scripts que mineram criptomoeda com o seu processador. E, na maioria dos casos, nenhum aviso é exibido para o usuário.

Aproveitando essa novidade, alguns sites já arrumaram até uma forma de continuar utilizando o seu processador, mesmo quando você já fechou a aba. Então, qual seria o limite ético dos scripts de mineração? Dá o play e vem com a gente!

Opera 50 traz proteção contra mineração de criptomoeda

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.