quinta-feira, abril 25, 2024

Resenha | Eu, Tonya

Sinopse: Acompanhe a vida da ex-patinadora no gelo Tonya Harding. Durante a década de 1990, ela conseguiu superar sua infância pobre e emergir como campeã do Campeonato de Patinação no Gelo do Reino Unido e segunda colocada no campeonato mundial. Porém, ela ficou realmente conhecida quando seu marido, Jeff Gilloly, e dois ladrões tentaram incapacitar uma de suas concorrentes quebrando a perna dela durante as Olimpíadas de 1994.

O longa, estrelado e produzido por Margot Robbie, funciona como uma dramédia documental, focando na ascensão e decadência da estrela da patinação no gelo Tonya Harding.

O filme, em seus dois primeiros atos, funciona muito bem, com um ótimo ritmo e um roteiro ágil e perspicaz, construindo bem as relações afetivas da protagonista e dando profundidade para os personagens coadjuvantes da vida da patinadora, focando na sua infância e juventude e estabelecendo com sucesso a sua relação com o esporte, apostando no desenvolvimento de temas relevantes como abuso doméstico, elitismo no esporte e relacionamentos tóxicos.

A fotografia do filme é muito bem resolvida e bem variada, mas sempre priorizando planos sequências (mesmo que feitos com cortes) e movimentos horizontais de câmera, que trazem dinamicidade para a trama.

A trilha sonora acerta o seu tom quando utilizada de sons instrumentais se tornando relevante dentro do longa, porém, quando aposta em músicas da época se torna clichê, previsível e , algumas vezes, funcionando contra as cenas em questão.

Entretanto, no terceiro ato, o filme perde totalmente seu ótimo ritmo ao focar na trama do incidente com Nancy Kerrigan. Deixam-se de lado tramas importantes e interessantes como o relacionamento abusivo e o elitismo no esporte, para se dar espaço à chegada das olimpíadas e à espetacularização da mídia no ocorrido com Nancy, tramas que não possuem o mesmo peso dramático e apelo emocional.

Os personagens, em alguns momentos, se tornavam caricatos demais, principalmente Shawn, que consegue ser um dos personagens mais idiotas da história, tirando qualquer credibilidade que o filme já tinha passado até então.

Portanto, “Eu, Tonya” é memorável em se tratando das atuações de Margot Robbie, Alisson Janney e Sebastian Stan (que merecia reconhecimento na temporada de premiações), e consegue transmitir o sentimento de um filme documental, com um ótimo ritmo e roteiro que prendem o expectador até metade do filme, porém tem um terceiro ato fraco, que deixa de lado todos os acertos iniciais do filme apostando em uma trama desinteressante.

Gostou do filme? Deixa nos comentários!

Resenha de Cinéfilo Carioca

O post Resenha | Eu, Tonya apareceu primeiro em Entreter-se.

Original Article

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS