Spectre e Meltdown provocam perda de rendimento no Windows e Microsoft explica

0
8

A descoberta recente das falhas de segurança Spectre e Meltdown levou à introdução urgente de correções. Todavia as melhorias causam perda de desempenho em alguns processadores, o que levou a Microsoft a explicar detalhadamente o porquê e como afecta as máquinas com Windows.

A violência da atualização de segurança necessária para corrigir estas falhas terá maior impacto em computadores mais antigos. Segundo alguns testes de rendimento realizados pela Microsoft para comparação do desempenho antes e depois da correção foi notado que as máquinas com Windows 10 e processador Intel Skylake de 6ª geração ou superior não devem ter o seu desempenho afetado. A quantificação da perda situa-se na casa dos 10%, o que é impercetível para a grande maioria dos utilizadores.

Para as máquinas mais antigas, também com Windows 10 e neste caso com chips por exemplo Haswell da 4ª geração da Intel, a perda de rendimento será já evidente para os utilizadores.

No caso de variantes anteriores do Windows, a Microsoft esclarece que as correções realizadas ao nível do Kernel serão mais pesadas e incapazes de serem equilibradas pela potência dos processadores. Nestas máquinas a perda de rendimento será significativa.

A Microsoft detalha todos os pormenores desta ação, num conteúdo que de forma inédita foi disponibilizado publicamente (ler aqui).

Veja também…

Deixe o seu comentário

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.