A Uefa divulgou, nesta terça-feira, que utilizará na Eurocopa 2016 a tecnologia “Hawk-Eye” para lances em que há dúvida se a bola passou da linha de gol. O sistema de câmeras será instalado em todos os dez estádios do torneio, que acontecerá na França, com início em 10 de junho.

O sistema foi escolhido após um processo que envolveu a disputa entre quatro empresas que fornecem a tecnologia. Escolhida pela Uefa, a Hawk-Eye já é utilizada em campeonatos como o Inglês, o Alemão e o Italiano, além de funcionar na disputa do Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2015, no Canadá.

Responsável pela arbitragem na Uefa, Pierluigi Collina comentou sobre a tecnologia, que não substituirá a presença dos juízes auxiliares atrás dos gols. “A tecnologia de linha de gol e os árbitros assistentes adicionais irão complementar-se com perfeição. A principal tarefa dos árbitros assistentes adicionais não é controlar a linha de gol e decidir se a bola a atravessou ou não, e sim ser responsáveis por monitorar tudo o que se passa dentro das áreas, ajudando o árbitro principal na tomada de decisões importantes. Agora, com a tecnologia de linha de gol, os árbitros assistentes adicionais poderão concentrar-se exclusivamente em outros incidentes dentro das áreas, a zona mais crucial do campo de jogo.”, afirmou o ex-árbitro ao “Uefa.org”.

Veja Também!  Assista Ajax x Real Madrid AO VIVO COM IMAGEM GRÁTIS ESPORTE INTERATIVO

O sistema Hawk-Eye conta com sete câmeras por gol e utiliza um software que é programado para seguir a bola. A tecnologia determina se foi gol ou não no espaço de um segundo e emite um sinal de vibração para o árbitro da partida, além de aparecer visualmente em seu relógio.

A tecnologia já é preparada para ser utilizada na Supercopa da Europa de 2016 e também na Liga dos Campeões 2016/17 a partir da fase de playoffs.

Fonte: Gazeta Esportiva

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.