Uefa escolhe tecnologia “Hawk-Eye” para linha do gol na Euro 2016

0
116

A Uefa divulgou, nesta terça-feira, que utilizará na Eurocopa 2016 a tecnologia “Hawk-Eye” para lances em que há dúvida se a bola passou da linha de gol. O sistema de câmeras será instalado em todos os dez estádios do torneio, que acontecerá na França, com início em 10 de junho.

O sistema foi escolhido após um processo que envolveu a disputa entre quatro empresas que fornecem a tecnologia. Escolhida pela Uefa, a Hawk-Eye já é utilizada em campeonatos como o Inglês, o Alemão e o Italiano, além de funcionar na disputa do Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2015, no Canadá.

Responsável pela arbitragem na Uefa, Pierluigi Collina comentou sobre a tecnologia, que não substituirá a presença dos juízes auxiliares atrás dos gols. “A tecnologia de linha de gol e os árbitros assistentes adicionais irão complementar-se com perfeição. A principal tarefa dos árbitros assistentes adicionais não é controlar a linha de gol e decidir se a bola a atravessou ou não, e sim ser responsáveis por monitorar tudo o que se passa dentro das áreas, ajudando o árbitro principal na tomada de decisões importantes. Agora, com a tecnologia de linha de gol, os árbitros assistentes adicionais poderão concentrar-se exclusivamente em outros incidentes dentro das áreas, a zona mais crucial do campo de jogo.”, afirmou o ex-árbitro ao “Uefa.org”.

O sistema Hawk-Eye conta com sete câmeras por gol e utiliza um software que é programado para seguir a bola. A tecnologia determina se foi gol ou não no espaço de um segundo e emite um sinal de vibração para o árbitro da partida, além de aparecer visualmente em seu relógio.

A tecnologia já é preparada para ser utilizada na Supercopa da Europa de 2016 e também na Liga dos Campeões 2016/17 a partir da fase de playoffs.

Fonte: Gazeta Esportiva

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.