Yahoo e Mozilla estão brigando sobre o buscador padrão do Firefox

0
81

Estamos presenciando uma forte animosidade entre grandes empresas de tecnologia. É Apple vs. Qualcomm para cá, Google vs. Amazon para lá, e agora temos uma disputa jurídica entre Mozilla e Yahoo.

O Yahoo abriu um processo contra a Mozilla em 1º de dezembro, alegando que um acordo entre as duas empresas foi encerrado indevidamente. Nesta terça-feira (5), a criadora do Firefox entrou com outro processo, desta vez por quebra de contrato.

Foto por Michele Ursino/Flickr

É assim: em 2014, o Yahoo concordou em fazer pagamentos anuais para a Mozilla colocar seu buscador como padrão no Firefox. Isso valia apenas para alguns países, como Estados Unidos, Canadá, Hong Kong e Taiwan — o navegador continuava usando o Google no Brasil, por exemplo.

O contrato permitia que a Mozilla desistisse desse acordo, e ainda recebesse US$ 375 milhões por ano até 2019, se não concordasse com um possível comprador futuro do Yahoo. Foi uma cláusula colocada pela então CEO Marissa Mayer.

Então, em 2016, a operadora americana Verizon comprou o Yahoo. Ela juntou a empresa à AOL — adquirida um ano antes — para formar a Oath. A Mozilla claramente não gostou desse negócio, e desistiu de seu acordo com o Yahoo; o Firefox Quantum voltou a usar o Google como buscador padrão.

Aqui entra a disputa judicial. O Yahoo não quer mais pagar os US$ 375 milhões anuais, dizendo que o contrato não reflete sua situação atual. Enquanto isso, a Mozilla diz ter direito a esse dinheiro — que corresponde a 90% de sua receita.

Em comunicado, a Mozilla diz que rescindiu o contrato com o Yahoo “baseada em uma série de fatores, incluindo fazer o melhor para nossa marca, nosso esforço para fornecer buscas de qualidade na web, e a experiência de conteúdo para nossos usuários”. Segundo ela, “ficou claro que continuar a usar o Yahoo como nosso buscador padrão teria um impacto negativo em todos esses itens”.

E assim começa a briga Yahoo vs. Mozilla.

Com informações: Engadget, TechCrunch.

Yahoo e Mozilla estão brigando sobre o buscador padrão do Firefox

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.