domingo, octubre 6, 2024

China quer área de livre-comércio entre os Brics

Genebra – A China defende a criação de uma área de livre-comércio entre os países dos Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, além dos próprios chineses.
O anúncio foi feito pelo Ministério do Comércio em Pequim, às vésperas da cúpula do grupo, em Goa. Consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo, diplomatas em Brasília deixaram claro que a proposta não conta com o apoio imediato do governo brasileiro.
Na avaliação dos chineses, uma área de livre-comércio entre esses países seria “uma forma significativa de cooperação”. Em uma coletiva de imprensa para apresentar os objetivos de Pequim na reunião, o porta-voz do ministério, Shen Danyang, indicou que um acordo iria remover tarifas e barreiras não tarifárias, daria espaço para as vantagens competitivas de cada país a aprofundaria investimentos mútuos.
A proposta não foi oficialmente discutida, mas o governo chinês insistiu que especialistas defendem a iniciativa para fazer a aproximação entre essas economias.
Para Shen, uma área de livre comércio ajudaria o Brics a atingir “benefícios mútuos”, desenvolver a cooperação do Sul “em escala global”. O bloco já criou seu próprio banco de financiamento e estuda criar uma agência de classificação de risco, para romper o domínio de agências como Fitch, S&P e Moody’s.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Exame
Veja mais sobre:
   

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí


Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

SIGA O PTI

2,174FansMe gusta
459SeguidoresSeguir
524SuscriptoresSuscribirte
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS