domingo, mayo 5, 2024

HDMI 2.1 vem com suporte a vídeos em 10K e HDR dinâmico

No meio de smartphones, laptops e tantos outros gadgets anunciados no início do ano durante a CES 2017 estava o HDMI 2.1. Na ocasião, as especificações ainda precisavam ser ajustadas. O novo padrão acabou sendo finalizado nesta semana e, como esperado, traz suporte a recursos como resolução 10K e HDR dinâmico.

HDMI - conector

O HDMI Forum, grupo responsável pela tecnologia, tratou de compatibilizar as novas especificações com as anteriores. Isso significa que o HDMI 2.1 utiliza o mesmo padrão de conexão que já conhecemos e, a não ser por uma eventual exceção, funciona com dispositivos baseados nas versões anteriores do HDMI. Obviamente, todos os novos recursos só poderão ser aproveitados em equipamentos compatíveis com o HDMI 2.1.

Por fora nada muda, mas, por dentro, a diferença em relação ao HDMI 2.0 é enorme: enquanto este tem largura de banda de 18 Gb/s (gigabits por segundo), o HDMI 2.1 oferece 48 Gb/s. Graças a isso, o novo padrão consegue suportar diversas combinações de transmissões, incluindo resolução 4K com frequência de 120 Hz e 8K com 60 Hz.

10K no HDMI 2.1

Mais surpreendente é o suporte à resolução 10K (10240×4320 pixels). Não temos conteúdo nessa resolução — na verdade, até a oferta de vídeos em 4K ainda é baixa —, mas essa é uma forma de mostrar o potencial da tecnologia, deixá-la preparada para o futuro e, eventualmente, atender a aplicações muito específicas.

Não para aí. Outro atributo importante é o suporte ao HDR dinâmico, que permite, basicamente, que o HDR seja ajustado quadro a quadro. Nesse sentido, também há suporte ao VVR (Variable Refresh Rate), padrão que ajusta a frequência de atualização a cada instante, mas sem afetar a fluidez de um jogo, por exemplo.

HDR dinâmico

Outras características destacadas pelo HDMI Forum são o suporte aos padrões QFT (Quick Frame Transport) e ALLM (Auto Low Latency Mode): o primeiro diminui a latência em jogos e aplicações de realidade virtual; o segundo ajusta automaticamente a latência para cada aplicação.

Destaque também para o suporte ao QMS (Quick Media Switching), que reduz o tempo em que aquela tela preta ou branca aparece antes de o conteúdo ser exibido, e ao eARC, que faz o HDMI 2.1 ser compatível com padrões de áudio mais recentes, como Dolby Atmos e DTS:X.

Apesar de as especificações terem sido finalizadas, pode levar meses para os primeiros dispositivos compatíveis chegarem ao mercado. Mas saiba desde já: se você quiser usufruir de todo o potencial da nova versão, terá que utilizar um cabo HDMI 48G que, certamente, será tudo, menos barato.

HDMI 2.1 vem com suporte a vídeos em 10K e HDR dinâmico

Veja mais sobre:
   

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí


Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

SIGA O PTI

2,174FansMe gusta
459SeguidoresSeguir
524SuscriptoresSuscribirte
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS