dimanche, mai 5, 2024

Justiça nega liminar e mantém WhatsApp bloqueado no Brasil

 
Não funcionou o apelo do WhatsApp para tentar reverter o bloqueio do aplicativo no Brasil, então o serviço deve permanecer inacessível no país até quinta-feira, 5.

No início da madrugada desta terça-feira, 3, o desembargador Cezário Siqueira Neto negou a liminar do mandato de segurança impetrado pelo WhatsApp para que o bloqueio fosse derrubado. A decisão foi divulgada durante o Plantão do Judiciário do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

O serviço está parado desde as 14h de segunda, 2, como punição por falta de cooperação da empresa com a Justiça, que tenta forçar o WhatsApp a liberar dados que poderiam ajudar em uma investigação criminal. O bloqueio faz parte do mesmo processo que levou à prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook na América Latina, em março de 2016. Dzodan passou apenas uma noite na prisão e, em seguida, recebeu um habeas corpus e foi solto.

O processo exige que o WhatsApp divulgue dados sigilosos de conversas pelo aplicativo que poderiam auxiliar na investigação sobre um esquema internacional de tráfico de drogas. A empresa disse ao Olhar Digital, no entanto, que não é capaz de atender às solicitações da justiça brasileira, já que ela não armazena dados em seus servidores. Não é o que entende a Justiça:

“O aplicativo, mesmo diante de um problema de tal magnitude, que já se arrasta desde o ano de 2015, e que podia impactar sobre milhões de usuários como ele mesmo afirma, nunca se sensibilizou em enviar especialistas para discutir com o magistrado e com as autoridades policiais interessadas sobre a viabilidade ou não da execução da medida. Preferiu a inércia, quiçá para causar o caos, e, com isso, pressionar o Judiciário a concordar com a sua vontade em não se submeter à legislação brasileira”, afirma o desembargador, conforme reporta o Congresso em Foco.

Via: Olhar Digital

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS