domingo, mayo 5, 2024

GPS Indoor: Nunca mais se perca em shoppings!

Praticamente invisível aos nossos olhos, esta é mais uma tecnologia que traz grandes benefícios aos usuários de banda larga móvel – isso mesmo, nosso 3G, 4G de cada dia. Quem usa sabe, em ambientes fechados e quase sempre lotados, como shoppings, aeroportos, universidades e estádios, a qualidade do serviço fica comprometida; isso quando conseguimos navegar. Mesmo quando existe uma conexão Wi-Fi disponível, nem sempre ela é suficiente para atender toda a demanda. As “small cells” são antenas de pequeno porte vistas como a melhor solução para desafogar o tráfego nesses ambientes. É como se houvessem antenas de transmissão como estas das ruas dentro desses locais…

No Brasil já existem algumas instalações de “small cells”; poucas, é verdade. A ampliação do parque dessas antenas minúsculas depende de decisões de investimento das operadoras com o intuito de melhorar a qualidade do serviço oferecido aos seus clientes.

Para a gente ter uma ideia do tamanho do problema, em 2014, menos de 5% dos maiores edifícios públicos de todo o mundo contavam com sistema de cobertura móvel indoor. Ao mesmo tempo, já se sabe que 80% do tráfego móvel acontece em ambientes fechados. A indústria chega a apostar que a cobertura indoor deve se tornar um serviço essencial para qualquer prédio, como água ou energia, por exemplo.

Muito legal também é que além de melhorar a experiência do usuário em ambientes fechados, as “small cells” oferecem a possibilidade de criação de serviços inovadores como uma localização e navegação indoor – uma espécie de GPS para ambientes fechados – e até entrega de publicidade personalizada, de acordo com a localização da pessoa.

Já pensou termos um GPS dentro do shopping para nos guiar? Bacana, não? Ou em grandes eventos em lugares fechados. Atualmente já é possível oferecer soluções de navegação indoor através do Bluetooth ou da conexão Wi-Fi. O problema é que, no primeiro caso, menos de 25% dos usuários em todo o mundo deixam seu smartphone com o Bluetooth ligado e aberto – o que, aliás, não deixa de ser uma boa prática, já que o Bluetooth ligado e aberto pode ser porta para invasões…. Já a solução Wi-Fi necessita que a pessoa se conecte através de senha e login; não é tão prático. Com as “small cells” a história é outra, afinal, nossa rede móvel – o 3G ou 4G – está sempre ligada e estaria sempre disponível.

Bom, a tecnologia está aí… Agora, mais uma vez, depende das nossas queridas operadoras, mas com o crescimento explosivo do uso de internet móvel, essa solução parece quase inevitável.

Fonte: Olhar Digital

   

1 COMENTARIO

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí


Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

SIGA O PTI

2,174FansMe gusta
459SeguidoresSeguir
524SuscriptoresSuscribirte
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS