miércoles, mayo 8, 2024

Teclado para Android expõe dados de 31 milhões de usuários

Se você usa ou já baixou o teclado AI.type, é bom tomar cuidado: seus dados pessoais podem ter sido expostos por conta de um vazamento da base de dados do aplicativo, que era armazenada em um servidor sem senha alguma (!).

O teclado virtual foi baixado mais de 40 milhões de vezes e estima-se que os dados de 31 milhões de usuários foram expostos. Ele oferece temas personalizados, suporte a vários idiomas, swipe, calculadora e sugestão de emojis.

Apesar de ter versões para Android e iOS, apenas as informações dos usuários de Android foram expostas. São mais de 577 GB de dados, que incluem pelo menos as seguintes informações:

  • nome completo
  • endereço de e-mail
  • localização, incluindo cidade e país
  • há quantos dias o aplicativo estava instalado
  • resolução da tela
  • mensagens enviadas por dia, por sessão, e idade dos usuários

A política de privacidade do AI.type gratuito, que coleta mais dados do que a versão paga, ainda expressa que o aplicativo tem permissão de armazenar o endereço de IP, junto com sua localização obtida pela rede, lista de contatos, mensagens de texto, IMEI, lista de aplicativos instalados e outros “dados comportamentais”.

O ZDNet teve acesso a uma parte da base de dados e confirmou o registro dessas informações mais sensíveis, em alguns casos. O site ainda descobriu que outras informações também foram expostas, como o número de telefone, nome da operadora e da provedora de internet no Wi-Fi. Alguns registros também mostram informações detalhadas do perfil público no Google, como data de nascimento, gênero e fotos de perfil.

É bem preocupante que os dados armazenados por um teclado sejam expostos porque, bem, ele sabe tudo o que você digita. Apesar do AI.type mostrar em seu site que qualquer caractere digitado é criptografado, o ZDNet descobriu uma tabela com 8,6 milhões de registros de texto que foram digitados pelo teclado, incluindo números de telefone, termos de pesquisa, endereços de e-mail e suas senhas correspondentes (!!).

O caso é um alerta para o uso de teclados de terceiros no Android, que têm acesso a absolutamente tudo o que você digitar. No iPhone, continuo usando o SwiftKey, comprado pela Microsoft, mas o teclado padrão da Apple sempre aparece quando é necessário digitar alguma senha. Agora, vejo que é uma medida necessária.

Com informações: Kromtech Security Center.

Teclado para Android expõe dados de 31 milhões de usuários

Veja mais sobre:
   

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí


Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

SIGA O PTI

2,174FansMe gusta
459SeguidoresSeguir
524SuscriptoresSuscribirte
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS