samedi, mai 4, 2024

Google+ será fechado pelo Google até 2019

A vontade do Google em ter uma rede social para chamar de sua vem desde 2004 quando começou a fazer sucesso com o famoso Orkut, mas este teve seu fim com o lançamento do Google+.

Desde 2015 a rede social Google+ esteve com a “corda no pescoço” devido a vários problemas que tem enfrentado, tais como baixa adesão desde o seu lançamento e falhas de segurança que provocaram vazamento de dados privados dos usuários.

A notícia é recente e dá conta de que o Google+ vai fechar. Foi a própria gigante das pesquisas que o anunciou, mas de forma muito discreta e sem esclarecer as verdadeiras razões para que este movimento seja feito.

O processo de desligamento da rede social terá início nas próximas semanas e terá o seu fim em agosto de 2019, altura em que será definitivamente encerrada para os usuários. Curiosamente o Google tem planos para deixar a vertente direcionada a empresas ativa.

Antes do Google anunciar este fim, surgiu a informação de que teria havido ao longo dos últimos 3 anos uma falha de segurança numa das APIs do Google+. Esta falha teria sido descoberta recentemente, numa análise de segurança do próprio Google, que se recusou a revelá-la.

Segundo fontes próximas a este processo, a razão para a recusa em divulgar a informação foi a possível imagem negativa que este caso iria causar sobre a empresa.

No cerne do problema estaria o acesso que essa API daria aos dados do usuário e dos seus contatos.

A dimensão deste problema ultrapassaria o de problemas recentes, afetando 500 mil usuários, que teriam dado acesso a 438 aplicações.

Ao avaliar esta falha, o Google aparentemente não detectou qualquer utilização indevida da API, mesmo com a falha.

Com o fim do G+, o Google anunciou também um conjunto de novidades associadas à gestão de dados dos usuários, ao controle que estes podem ter sobre os seus dados e à informação que permitem que as aplicações possam acessar.

Depois do Facebook e do seu escândalo com a Cambridge Analytica, é hora do Google se ver a braços com problema de privacidade. Este é mais um caso que prova que mesmo com todas as medidas de segurança aplicadas, as falhas existem e em qualquer lado não estando ninguém verdadeiramente protegido.

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS