terça-feira, abril 30, 2024

20 Anos de Netflix | Confira a História do Streaming!

A História

Diferentemente do que se pensa, a Netflix é mais velha do que muitos usuários. Ela foi fundada por Reed Hastings – matemático e cientista da computação – e Marc Randolph – marketeiro e empreendedor – em 1997 (sim, lá se vão 20 anos).

Os 2 se conheceram na primeira empresa fundada por Hastings, a Atria Software, uma empresa que fazia o controle e identificação de bugs e controle de desenvolvimento para softwares mais complexos, onde Rudolph assumiu o cargo de diretor de marketing.

Em suas conversas eles viram que tinham algo em comum: ambos admiravam o modelo de negócios online que a Amazon tinha implementado e, assim como Elon Musk, os criadores do Google, e tantos outros empreendedores desta época, eles queriam descobrir algo que também pudessem vender pela internet.

O mercado escolhido foi o da locação de filmes, que girava 16 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos. Só havia um porém: As fitas VHS eram muito frágeis para serem despachadas via correio. Problema que foi resolvido quando eles ficaram sabendo dos tais DVD’s, novidade no mercado que eram perfeitos para o envio: leves, pequenos, resistentes e cabiam em um envelope.

A lógica do negócio seria o usuário do serviço entrar no site, selecionar o título que desejava ver; o DVD era enviado pelos correios; o assinante ficava com o disco por quanto tempo quisesse; e depois o mesmo era retornado gratuitamente também pelos correios. Tudo por apenas 50 centavos de frete por cada DVD enviado (custo de envio extinto depois), sem multas por atraso, sem custo extra por determinado título e o principal: a possibilidade de um mesmo usuário receber vários DVD’s em casa ao mesmo tempo de acordo com o seu plano de assinatura (até o máximo de 8). O assinante ainda tinha a opção de comprar o DVD caso quisesse.

Início das Operações

Com a fórmula em mãos, eles começaram a trabalhar, oficialmente, em 29 de agosto de 1997, na cidadezinha de Scotts Valley, de menos de 10 mil habitantes. O aporte inicial para comprar os 925 títulos disponíveis (o que era quase todos os filmes produzidos em DVD até o momento) e contratar os 30 funcionários iniciais veio de um financiamento de 2.5 milhões de dólares de Steve Kahn e também da fortuna recém adquirida de Hastings, que havia vendido a sua empresa de software por nada mais nada menos do que 700 milhões de dólares, a aquisição mais cara do Vale do Silício até então.

No dia 14 de abril de 1998, uma das atuais maiores empresas de todo o mundo começava suas operações na internet, cerca de um ano após sua fundação. A Netflix é hoje líder global no serviço de streaming de vídeo e que vem expandindo operações ano após ano. Assim, a empresa chegou ao seu vigésimo aniversário… Mas muito diferente de como a companhia era 20 anos atrás.

Primeira Logo da Netflix

Uma empresa de streaming

Já em 2007, o modelo de streaming começa a ser utilizado em conjunto com o aluguel de DVDs. Somente na metade de 2011, ela se separa de vez do negócio de DVDs e deixa o nome Netflix como algo totalmente online e por streaming.

O Alcance da Netflix

De 2008 a 2010, a empresa se focou em estabelecer parcerias com fabricantes de eletrônicos para que seu conteúdo fosse transmitido em outros dispositivos, como videogames, smartphones, tablets e TVs conectadas.

A partir de 2010, a Netflix iniciou seu processo de expansão começando pelo Canadá e, em seguida, pela América Latina, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 2011.

Hoje o serviço está presente em quase todos os países do mundo. São mais de 190 e apenas em 3 deles não é possível acessar o conteúdo, como locais nos quais o governo dos EUA impõem restrições.

A produção de conteúdo original para seu serviço de streaming teve início em 2013, com a estreia do seriado House of Cards. O sucesso foi tão grande que no mesmo ano a empresa lançou outras duas séries: Hemlock Grove e Orange is the New Black.

A série House of Cards venceu o Emmy de Melhor Direção em Série Dramática, em 2013, tornando-se a primeira websérie a ganhar um troféu na maior premiação da televisão dos EUA. No mesmo ano, as séries da Netflix receberam, ao todo, 31 indicações.

No começo de 2016, a Netflix alcançou a marca de 75 milhões de assinantes e chegou a quase todos os países. Segundo dados do último balanço da empresa, a Netflix tinha, no final de março de 2016, 81,5 milhões de assinantes em todo o mundo.

Hoje, quem vê ela disponível em quase todos os cantos do planeta nem imagina que a Netflix não começou com streaming de conteúdo e também não é uma daquelas startups que explodiram em 1 ou 2 anos.

A Netflix está de parabéns né? Comenta aí!

O post 20 Anos de Netflix | Confira a História do Streaming! apareceu primeiro em Entreter-se.

Original Article

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS