terça-feira, abril 30, 2024

Opera 50 traz proteção contra mineração de criptomoeda

Enquanto o Bitcoin oscilava mais que bêbado em montanha-russa, a versão beta do Opera 50 foi lançada trazendo uma novidade mais útil do que parece: proteção contra páginas que discretamente usam o navegador do usuário para minerar criptomoedas.

Com a iniciativa, a Opera Software — em breve, Otello Corporation — demonstra ter timing: as moedas digitais ganharam tanta notoriedade em 2017 que a quantidade de espertinhos usando malwares, extensões, redes Wi-Fi e páginas web para “sequestrar” o computador ou o dispositivo móvel do usuário para mineração de criptomoedas disparou, inclusive no Brasil.

Opera - bloqueador de mineração

O Opera 50, ainda que na versão beta, é o primeiro browser a trazer proteção contra esses scripts de maneira nativa. Chamada de NoCoin, o recurso pode ser ativado nas configurações do navegador. Quando isso é feito, scripts suspeitos são automaticamente bloqueados.

Trata-se de um mecanismo bastante similar ao bloqueio de anúncios invasivos que já existe no navegador. Não é de se estranhar, portanto, que a Opera Software tenha concomitantemente alterado as regras do seu sistema de anúncios para dar respaldo à nova função.

Além de bloquear scripts de mineração, o Opera 50 beta traz suporte a novos recursos de realidade virtual que o tornam compatível com aplicações do tipo no Oculus Rift e no Chromecast. O download pode ser feito aqui.

Tecnocast 079 – Mineradores zumbis

O que você prefere: ver banners e anúncios enquanto navega em seus sites favoritos, ou doar uma parte do seu processador e não ver anúncio nenhum? Muitos sites já estão utilizando scripts que mineram criptomoeda com o seu processador. E, na maioria dos casos, nenhum aviso é exibido para o usuário.

Aproveitando essa novidade, alguns sites já arrumaram até uma forma de continuar utilizando o seu processador, mesmo quando você já fechou a aba. Então, qual seria o limite ético dos scripts de mineração? Dá o play e vem com a gente!

Opera 50 traz proteção contra mineração de criptomoeda

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS