sábado, maio 4, 2024

A Carreira de Arthur Melo em Números

Quando cita-se um dos volantes mais promissores para o futuro do futebol brasileiro e europeu, o nome de Arthur Melo que atualmente joga pelo Barcelona e pela Seleção Brasileira deve ser levado em conta.

Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo nasceu em 12/08/1996 em Goiânia, capital do estado de Goiás. Antes de jogar futebol profissionalmente, Arthur deu os seus primeiros passos jogando futsal. Porém, o que mais se sabe sobre ele? Por quais clubes atuou? Quais feitos atingiu até aqui?

Juvenil

Arthur começou a dar os seus primeiros passos no futebol aos 5 anos de idade, quando o pai – seu Aílton – levou ele e o seu irmão – Paulo Henrique – para treinar futsal e assim sendo, em 2001, o pai de Arthur, o matriculou na escolinha de futebol de seu primo, o ex-jogador Niltinho. Após se destacar em uma partida contra o Goiás, surgiu o convite para treinar no clube esmeraldino. Ainda convém lembrar que ele se destacou em uma categoria acima da qual deveria atuar; jogava pela categoria sub-15 aos 13 anos de idade.

Depois de se destacar nas categorias de base do Goiás, Arthur despertou o interesse do Grêmio de Porto Alegre e o pai do futuro meia aceitou a oferta da equipe gaúcha, mas impôs uma condição que era para que o Grêmio esperasse até o fim daquele ano (2010) para que ele concluísse o ano escolar.

A Carreira de Arthur Melo em Números

Grêmio

Categorias de Base

Em dezembro de 2010, Arthur chegou as categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Destacou-se em todas as categorias que jogou e em 2012, foi eleito o melhor jogador da Copa Carpina. Em abril do ano seguinte (2013), jogou o Sul-Americano Sub-17 pela Seleção Brasileira. Em 2014, fez parte do time que foi campeão estadual da categoria Sub-20.

2015

Sob o comando do treinador que levou a Seleção Brasileira a conquista do Pentacampeonato em 2002 – Luiz Felipe Scolari -, Arthur foi promovido para a equipe principal do Grêmio após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Juniores 2015, em 4 de fevereiro do mesmo ano (2015), no Estádio Cristo Rei, em partida válida pelo Campeonato Gaúcho contra o Aimoré, Arthur fez a sua estreia como profissional e ainda convém lembrar que ele começou esse jogo entre os titulares e foi substituído por Matías Rodríguez no intervalo. Quanto ao resultado do jogo, o Aimoré venceu o Grêmio por 2-1.

  • Números de Arthur na sua 1ª Temporada no Grêmio
PdGmACACVMj no ano de 2015
10 0 0045

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2016

No dia 7 de dezembro de 2016, Arthur viu do banco o Grêmio ser o campeão da Copa do Brasil – a conquista se tornou emblemática, visto que o tricolor gaúcho pôs um fim a um jejum de 15 anos sem um título nacional – daquele ano e cinco dias depois (12/12/2016), o meia de 20 anos entrou em campo aos 9 minutos da segunda etapa no lugar de Kaio em jogo válido pela última rodada do Brasileirão (Campeonato Brasileiro), mas mesmo com esta e mais duas alterações feitas por Renato Portaluppi, o Grêmio perdeu para o Botafogo por 1-0.

  • Números de Arthur na sua 2ª Temporada no Grêmio
PdGmACACVMj no ano de 2016
10 0 0036

2017

Após 2 anos como profissional, em 2017, Arthur se firmou como titular do meio-campo do Grêmio, sob o comando de Renato Portaluppi – popularmente conhecido como Renato Gaúcho -, na equipe que disputava a Copa Libertadores da América, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa da Primeira Liga.

O jovem meio-campista começou a despertar as atenções após o Grêmio levar uma equipe reserva para o jogo contra o Guaraní do Paraguai em 21 de abril de 2017 em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, em Assunção. Arthur comandou o meio campo do Tricolor Gaúcho, destacando-se por não errar nenhum passe e por ter provido a assistência para o gol de Pedro Rocha; Grêmio e Guaraní-PAR empataram em 1-1.

Depois deste jogo, o jovem meio-campista de 20 anos ganhou o status de “xodó” da torcida do Grêmio e com isso, a torcida e a imprensa constantemente pediam para que Renato o escalasse entre os titulares. Não demorou para ele se tornar titular incontestável, recebendo diversos elogios tanto pela sua visão de jogo quanto pelos passes precisos e essas características o tornaram peça fundamental da equipe e assim sendo, passou a ser tratado como “joia” no Tricolor Gaúcho, tendo o seu futebol comparado a craques como Andrés Iniesta e Thiago Alcântara e além disso, também despertou o interesse de clubes europeus.

Em 27/04/2017, em jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, Arthur recebeu o prêmio de melhor jogador da partida como profissional na goleada por 4-1 sobre o Guaraní-PAR na Arena Grêmio. No entanto, sequer marcou gols ou proveu assistências nesse jogo e quando soube que ele havia sido escolhido como o melhor jogador da partida, ficou surpreso, visto que Lucas Barríos – seu companheiro de time – havia marcado um hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – diante da equipe paraguaia, mas a atuação do jovem de 20 anos foi de grande destaque, comandando o meio-campo gremista sem errar nenhum passe, sofrendo pênalti e causando a expulsão de um jogador da equipe adversária, em outro lance.

Em 17/05/2017, no primeiro confronto das oitavas-de-finais da Copa do Brasil contra o Fluminense na Arena Grêmio, Arthur marcou o seu primeiro gol como profissional na vitória por 3-1 sobre a equipe carioca (Fluminense).

Em 20/07/2017, em jogo da 15ª rodada do Brasileirão, o jovem meio-campista de 20 anos marcou o seu segundo tento nesse ano no triunfo por 3-1 sobre o Vitória em Salvador, na Bahia.

Em 29/11/2017, foi eleito o melhor jogador em campo na partida de volta da final da Copa Libertadores da América de 2017, contra o Lanús, da Argentina. O meio-campista, que já havia se destacado na partida de ida, foi um dos principais jogadores do Grêmio no jogo da volta, mas acabou se lesionando e não ficou em campo até o final do jogo, sendo substituído no começo do segundo tempo. Quanto ao resultado do jogo, o Tricolor Gaúcho venceu o Lanús por 2-1 em pleno estádio La Fortaleza e com isso, pela 3ª vez na sua história, o Grêmio se sagrava campeão de uma edição da Copa Libertadores da América.

A trajetória da equipe gaúcha até a conquista do título foi assim> na fase de grupos, o Grêmio somou 13 pontos – 4 vitórias, 1 empate e uma derrota – em um grupo que contava com o Deportes Iquique do Chile, Guaraní do Paraguai e com o Zamora da Venezuela e com isso, terminou em 1º lugar nesse grupo.

Nas oitavas-de-finais, o Tricolor Gaúcho enfrentou o Godoy Cruz da Argentina e com um placar agregado de 3-1 – vitória por 1-0 fora de casa e por 2-1 em Porto Alegre -, se classificou para a fase seguinte.

Nas quartas-de-finais, o Grêmio enfrentou outra equipe brasileira – o Botafogo – e após um empate em 0-0 fora de casa, a equipe gaúcha derrotou o time carioca por 1-0 na Arena Grêmio e com isso, se classificou para a semifinal da maior competição sul-americana.

Na semifinal, o Tricolor Gaúcho enfrentou o Barcelona de Guayaquil do Equador e com um triunfo por 3-0 em solo equatoriano, a vaga para a final estava praticamente garantida e mesmo com uma derrota por 1-0 em Porto Alegre no segundo confronto, o time gaúcho se classificou para a final da Copa Libertadores da América de 2017.

Na final, o Grêmio enfrentou o Lanús da Argentina e após uma vitória por 1-0 na Arena Grêmio com um gol de Cícero, no segundo confronto entre as duas equipes em solo argentino, o Tricolor Gaúcho venceu o Lanús novamente, desta vez por 2-1. Arthur ficou em campo até os 7 minutos do segundo tempo por um outro volante, o Michel. Como já foi dito acima, o jovem meio-campista de 21 anos teve de deixar a partida devido a uma lesão sofrida no tornozelo e em decorrência disso, ficou de fora da disputa do Mundial Interclubes da FIFA de 2017.

Arthur segurando o troféu da Copa Libertadores 2017 em um desfile pelas ruas de Porto Alegre

Em suma, nessa temporada com a camisa gremista, Arhtur disputou 50 partidas, fez 2 gols e proveu uma assistência. Quanto ao Grêmio, além de ter sido o campeão da Libertadores 2017, chegou até as semifinais do Estadual e da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro em 4º lugar.

  • Números de Arthur na sua 3ª Temporada no Grêmio
PdGmACACVMj no ano de 2017
50*2 1 503816

* 2 gols dos quais 1 foi marcado pelo Brasileirão e o outro pela Copa do Brasil

2018

Em 11 de março de 2018, após um extenso período de especulações, foi confirmado a transferência de Arthur Melo para o Futbol Club Barcelona. O negócio foi firmado em 31 milhões de euros (cerca de 138,1 milhões de reais), podendo chegar a 40 milhões de euros através de cláusulas de recompensa por desempenho e o acordo também previa que o jovem meio-campista de 21 anos se apresentaria ao clube blaugrana – Barcelona – em janeiro de 2019.

Em 18/03/2018, no primeiro jogo das quartas-de-finais do Campeonato Gaúcho, o jovem meio-campista de 21 anos marcou o seu primeiro e único gol em um “Grenal” – clássico entre Grêmio e Internacional -, ao qual o Grêmio venceu por 3-0. No segundo confronto entre as duas equipes, o Inter venceu por 2-0, mas com a vantagem no placar agregado – 3-2 -, a equipe gremista avançou para a fase seguinte do campeonato.

Em 25/03/2018, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho, Arthur marcou 1 dos tentos da vitória por 3-0 sobre o Avenida. Três dias depois, as duas equipes se enfrentaram novamente e o jovem meio-campista marcou o gol da equipe gremista no empate em 1-1 com o Avenida na Arena Grêmio e com este resultado, o Grêmio se classificou para a final do Estadual, ao qual enfrentou o Brasil de Pelotas e com um triunfo por 4-0 no jogo de ida e vitória por 3-0 no jogo da volta, o Grêmio se sagrou campeão do Campeonato Gaúcho de 2018.

Em 07/05/2018, em jogo da 4ª rodada do Brasileirão, o camisa 29 – Arthur Melo – marcou o seu último tento com a camisa do Grêmio na goleada por 5-1 sobre o Santos e além do gol marcado, também deu o passe para 1 dos 2 gols de Maicon nesse jogo.

Em 14/06/2018, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Sport, Arthur fez o seu último jogo com a camisa gremista e na sua despedida, o Tricolor Gaúcho e a equipe pernambucana – Sport – empataram em 0-0 na Ilha do Retiro, em Recife-PE.

  • Números de Arthur na sua 4ª e última Temporada no Grêmio
PdGmACACVMj no ano de 2018
18*4 3 001360

* 4 gols dos quais 3 foram pelo Campeonato Gaúcho e 1 pelo Brasileirão

Títulos que conquistou no Grêmio

  • Copa Libertadores da América 2017
  • Recopa Sul-Americana 2018
  • Copa do Brasil 2016
  • Campeonato Gaúcho de 2018
  • O vídeo abaixo mostra os 6 gols que Arthur Melo marcou com a camisa do Grêmio
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 26 de agosto de 2018 por Boleiragem Gols

Barcelona

2018-19

Arthur sendo apresentado como o mais novo reforço do Barcelona ao lado do presidente do clube, Josep Maria Bartomeu

Como já foi dito anteriormente, Grêmio e Barcelona já estavam acordados em relação a transferência de Arthur para a equipe catalã – Barcelona -, contudo, em 6 de julho de 2018 a sua apresentação ao seu novo clube foi antecipada. Assim, o negócio foi finalizado em 32,8 milhões de euros (cerca de 146,2 milhões de reais) e os 9 milhões de euros como bônus através de cláusulas de desempenho foram mantidos e assim sendo, Arthur assinou um contrato de 6 temporadas e foi oficialmente anunciado como jogador do Barça em 09/07/2018.

Em 28/07/2018, o jovem meio-campista de 21 anos marcou 1 gol em sua estreia contra o Tottenham da Inglaterra em um amistoso de pré-temporada.

Em 12/08/2018, Arthur fez a sua estreia em partidas oficiais pelo Barcelona na decisão da Supercopa da Espanha contra o Sevilla, ao qual o Barça venceu por 2-1 e além disso, o técnico Ernesto Valverde o escalou entre os titulares e ele jogou a partida até os 8 minutos da segunda etapa, quando foi substituído pelo também brasileiro Philippe Coutinho.

Na estreia do Barcelona na La Liga (Campeonato Espanhol) dessa temporada em 18/08/2018, Arthur saiu do banco de reservas aos 32 minutos do segundo tempo para entrar no lugar de Ousmane Dembélé e depois de 6 minutos em campo, deu o passe para Philippe Coutinho marcar o seu gol no triunfo por 3-0 sobre o Alavés no Camp Nou (estádio do Barcelona).

Em 03/10/2018, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Arthur foi um dos destaques da vitória por 4-2 sobre o Tottenham em Londres – na Inglaterra – ao mostrar sobriedade em campo, chegando a ser comparado com um ex-meio-campista do Barça, Xavi. [1]

Em 28/10/2018, em jogo da 10ª rodada da La Liga, o novo camisa 8 – Arthur Melo – do Barça jogou o seu primeiro “El Clásico” – clássico entre Real Madrid e Barcelona – e além de iniciar a partida entre os titulares, também teve uma excelente apresentação em um jogo no qual a equipe catalã goleou o rival por 5-1.

Em 30 de janeiro de 2019, no segundo confronto das quartas-de-finais da Copa do Rei, Arthur proveu a sua segunda e última assistência dessa temporada – para o gol de Ivan Rakitić – na goleada por 6-1 sobre o Sevilla e com isso, o clube catalão – Barcelona – conseguiu reverter a desvantagem de ter perdido por 2-0 no primeiro confronto e se classificou para a fase seguinte desse torneio. Posteriormente, o Barça chegou a final da Copa do Rei 2018-19 e perdeu para o Valencia na final.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa da equipe catalã, Arhtur Melo disputou 44 jogos e proveu duas assistências. Quanto ao Barcelona, além de ter sido o campeão da La Liga 2018-19 e da Supercopa da Espanha de 2018, foi o vice-campeão da Copa do Rei e chegou até as semifinais da UEFA Champions League.

  • Números de Arthur na sua 1ª Temporada no Barcelona
PdGmACACVMj na temporada 2018-19
440 2 302478
Títulos que conquistou no Barcelona

  • Supercopa da Espanha 2018
  • La Liga 2018-19
  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Arthur Melo no Barcelona na temporada 2018-19
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 26 de abril de 2019 por Adam Pham

Números de Arthur na Seleção Brasileira

Brasil

Seleções de Base

Assim como muitos outros grandes jogadores, Arthur também teve passagem pelas seleções de base de seu país; representou o Brasil no Sul-Americano Sub-17 de 2013. Nessa competição disputada na Argentina, a Seleção Brasileira terminou em 1º lugar na fase de grupos. Já na 2ª fase desse Sul-Americano Sub-17, o Brasil terminou em 3º lugar, atrás apenas da Argentina e da Venezuela e assim sendo, se classificou para a Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2013 que realizar-se-ia nos Emirados Árabes Unidos.

Seleção Principal

Copa América 2019

  • Desempenho de Arthur na Copa América 2019
PdGmACACVMj
50 1 10450
Títulos que conquistou pela Seleção Brasileira

  • Copa América 2019
  • o vídeo abaixo mostra os melhores lances de Arthur na final da Copa América 2019
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 27 de junho de 2019 por AM SPORT

Total

PdGmACACVMj
150 1 101027
Prêmios individuais
  • Melhor Jogador em Campo da Final da Copa Libertadores da América de 2017
  • Melhor volante do Campeonato Brasileiro: 2017
  • Jogador revelação do Campeonato Brasileiro: 2017
  • Seleção do Campeonato Gaúcho: 2018
  • Seleção da Copa América de 2019

Considerações Finais

O post A Carreira de Arthur Melo em Números apareceu primeiro em Futebol Stats.

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS