sexta-feira, abril 26, 2024

A Carreira de Jadon Sancho em Números

Quando cita-se um dos melhores jogadores que nasceu nos anos 2000, o nome de Jadon Sancho que atualmente joga pelo Borussia Dortmund da Alemanha e também atua pela seleção da Inglaterra, deve ser levado em conta.

Jadon Malik Sancho nasceu em 25/03/2000 em Camberwell, na Inglaterra. Apesar dos 19 anos de idade, ele é muito promissor, pois já é um dos titulares na equipe pela qual ele atua. Porém, além desse feito, por onde ele atuou antes de começar a sua carreira como profissional no Borussia Dortmund? Quais feitos ele atingiu até aqui no início de sua carreira como jogador de futebol?

Juvenil

Como já foi dito acima, Sancho nasceu em Camberwell – distrito sul de Londres – de pais trinitários (oriundos de Trinidad e Tobago). Foi criado em Kennington e desde pequeno, ele e Reiss Nelson – atualmente joga pelo Hoffenheim da Alemanha – moravam próximos um do outro e além disso, os 2 já jogaram torneios juvenis juntos.

Aos 7 anos de idade, Sancho passou a jogar pelo Watford. Devido a problemas com a locomoção de Londres para Watford, ele se mudou para a acomodação fornecida pelo clube e começou a frequentar a escola Harefield Academy como pensionista, aos 11 anos de idade.

Aos 14 anos de idade, Sancho se mudou para a cidade de Manchester, pois um dos clubes da cidade – o Manchester City – o comprou por uma taxa inicial de 66 mil libras (o equivalente a 340 mil reais), mas este valor podia chegar a 500 mil libras caso ele atingisse algumas metas. Sancho continuou a impressionar nos treinos e nos jogos da equipe juvenil do Manchester City e foi um dos 3 jogadores que o presidente do Manchester City, Khaldoon Al Mubarak, disse em questão de tempo estaria atuando pela equipe principal do time.

Em julho de 2017, Jadon Sancho foi omitido da equipe do Manchester City na pré-temporada devido a uma disputa sobre as garantias de tempo de jogo em um novo contrato. No entanto, posteriormente relatou-se que Sancho estava tentando forçar um afastamento dos Cityzens (Manchester City).

A Carreira e os Números de Jadon Sancho

Borussia Dortmund

Categorias de Base

Antes de se transferir para o Borussia Dortmund da Alemanha, Sancho atuou nas categorias de base do Manchester City e em 35 partidas com a camisa dos Cityzens, ele marcou 20 gols e proveu 8 assistências e além disso, foi um dos destaques na conquista da Premier League (Campeonato Inglês) da categoria sub-18. Apesar disso, em 31 de agosto de 2017, o Borussia Dortmund anunciou a contratação de Sancho. Estima-se que o clube alemão tenha desembolsado 8 milhões de euros (o equivalente a …) para contratá-lo.

Algum tempo depois, Sancho afirmou que se sentia confiante em se mudar para o exterior devido a uma experiência anterior onde ele se mudou de Watford para Manchester.

2017-18

Depois de atuar nas categorias de base do Borussia Dortmund onde ele marcou 4 gols em 12 jogos disputados, em 21 de outubro de 2017, em jogo válido pela 9ª rodada da Bundesliga (Campeonato Alemão), aos 39 minutos da segunda etapa, o técnico Peter Bosz tirou Maximilian Philipp e colocou Sancho no seu lugar e com isso, ele fez a sua estreia no time principal do Borussia Dortmund e assim sendo, ele se tornou o primeiro jogador inglês a disputar uma partida da Bundesliga pela equipe de Dortmund. Quanto ao jogo, os “Aurinegros” – Borussia Dortmund – e o Eintracht Frankfurt empataram em 2-2.

Em 14 de janeiro de 2018, em jogo da 18ª rodada da Bundesliga, pela primeira vez desde que assinou com a equipe alemã, Sancho iniciou uma partida entre os titulares e ele quase marcou o seu primeiro gol como profissional, pois acertou a trave. Quanto ao resultado da partida, o Borussia Dortmund e o Wolfsburg empataram em 0-0.

Em 21/04/2018, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Alemão, o jovem de 18 anos marcou o seu primeiro gol como profissional na goleada por 4-0 sobre o Bayer Leverkusen e além do gol marcado nesse jogo, proveu assistência para o gol de Philipp e para um dos 2 gols de Marco Reus nessa partida.

Em suma, na sua 1ª temporada como jogador profissional, Jadon Sancho disputou 12 partidas, fez 1 gol e proveu 4 assistências. Quanto a equipe de Dortmund, terminou o Campeonato Alemão em 4º lugar.

  • Números de Sancho na sua 1ª Temporada no Borussia Dortmund
PdGmACACVMj na temporada 2017-18
21*5 7 101400

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* 5 gols dos quais 3 foram pela UEFA Youth League, 1 pela A-Junioren Bundesliga West e 1 pela Bundesliga

2018-19

Com a saída de Peter Bosz do comando do Borussia Dortmund, quem assume a equipe é Lucien Favre e na sua estreia como técnico do time em 20 de agosto de 2018, Sancho não iniciou a partida entre os titulares, mas quando entrou em campo deu o passe para Marco Reus marcar o segundo gol dos “Schwarzgelben” – Borussia Dortmund – no triunfo por 2-1 sobre o Greuther Fürth na prorrogação em partida válida pela 1ª fase da Copa da Alemanha.

Em 26/09/2018, em jogo da 5ª rodada da Bundesliga, o camisa 7 – Sancho – do Borussia Dortmund marcou o seu primeiro tento nessa temporada na goleada por 7-0 sobre o Nuremberg e além do gol marcado, deu o passe para Julian Weigl marcar o seu tento nessa partida. Observação: Sancho entrou no lugar de Jacob Bruun Larsen aos 29 minutos do segundo tempo, em outras palavras, ele fez 1 gol e proveu uma assistência em apenas 16 minutos.

Em outubro de 2018, Jadon Sancho assinou um novo contrato com a equipe de Dortmund e assim sendo, ele estendeu o seu vínculo com o time alemão até o ano de 2022.

Em 20/10/2018, em jogo da 8ª rodada da Bundesliga, o camisa 7 iniciou a partida entre os titulares e marcou o primeiro gol da goleada por 4-0 sobre o Stuttgart em plena Mercedes-Benz Arena, estádio do Stuttgart. Na rodada seguinte do Campeonato Alemão, marcou os gols do Borussia Dortmund no empate em 2-2 com o Hertha Berlim e com um total de 3 gols e uma assistência em 3 partidas, Sancho foi eleito o “Jogador do mês de outubro” da Bundesliga 2018-19. Ainda convém lembrar que em 24/10/2018, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Sancho marcou o seu primeiro tento nesse torneio na goleada por 4-0 sobre o Atlético de Madrid da Espanha.

Em 9 de fevereiro de 2019, em jogo 21ª rodada da Bundesliga, Sancho marcou o primeiro gol do Borussia Dortmund no empate em 3-3 com o Hoffenheim e além do gol marcado nessa partida, deu o passe para Mario Götze marcar o gol dele no jogo. Com o gol marcado nesse jogo, Sancho se tornou o jogador mais jovem de todos os tempos a marcar oito gols em uma única temporada da Bundesliga, quebrando o recorde anteriormente ocupado por Christian Wück.

Em 24/02/2019, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Alemão, o camisa 7 marcou um dos gols na vitória por 3-2 sobre o Bayer Leverkusen e além do gol marcado nesse jogo, deu o passe para Dan-Axel Zagadou marcar o seu gol no jogo. Com o gol marcado nessa partida, Jadon Sancho quebrou um recorde de Lukas Podolski para se tornar o jogador mais jovem a marcar nove gols na Bundesliga, com 18 anos e 336 dias.

Até aqui, Sancho disputou 35 partidas, fez 9 gols e proveu 17 assistências sendo 16 delas pela Bundesliga e com isso, ele é o “garçom” do campeonato até esse momento; o jogador que mais proveu assistências na Bundesliga 2018-19.

  • Números de Sancho na sua 2ª e atual Temporada no Borussia Dortmund
PdGmACACVMj na temporada 2018-19
35*9 17 30**2311

* 9 gols dos quais 8 foram pela Bundesliga e 1 pela UEFA Champions League

** esta temporada ainda está em andamento

  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Sancho com a camisa do Borussia Dortmund na temporada atual (2018-19)
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 8 de janeiro de 2019 por DaniStudio10 HD

Números de Sancho na seleção da Inglaterra

Inglaterra

Seleções de Base

Seleção Principal

Títulos que conquistou com a Inglaterra

  • Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2017
  • O vídeo abaixo mostra a estreia de Jadon Sancho pela seleção inglesa
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 18 de novembro de 2018 por ManCityComps

Total

PdGmACACVMj
40200209
Prêmios individuais
  • Equipe do torneio do Campeonato Europeu Sub-17 de 2017
  • Jogador de ouro do Campeonato Europeu Sub-17 de 2017
  • 60 jovens promessas do futebol mundial de 2017 (The Guardian)
  • 83º melhor jovem do ano de 2017 (FourFourTwo)
  • Jogador do Mês da Bundesliga: Outubro de 2018

Considerações Finais

O post A Carreira de Jadon Sancho em Números apareceu primeiro em Futebol Stats.

Acesse o Futebol Stats aqui

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS