Enel inaugura Hub de inovação focado em IoT em Madri

0
19

Mês passado viajei para Madri, na Espanha, a convite da Enel, para participar de um debate sobre energias renováveis. O debate reuniu 20 influenciadores do mundo todo e contou com uma presença super especial, do jornalista americano Alexis Madrigal – autor do livro Powering the Dream.

Aproveitamos a visita para participar da inauguração do Hub de inovação da Enel em Madri, que fica hospedado no The Cube. Ele é o primeiro ecossistema de empreendedorismo na Espanha, focado na Internet das Coisas (IoT). A iniciativa é um pouco diferente do que se vê em espaços do tipo. Isso porque a Enel não coloca dinheiro nas startups – eles não participam como sócios.

A proposta do Enel Innovation Hub é recrutar principalmente startups focadas em IoT, que preferencialmente já possuam pelo menos um protótipo funcional do produto e que resolvam as necessidades ou desafios de inovação colocados pelas linhas de negócios do Grupo Enel.

A empresa atua como um “parceiro industrial”: disponibiliza às startups toda a sua infraestrutura (como laboratórios de testes de produtos), seu know-how, sua rede de contatos de parceiros de negócios e clientes que permitem a escalabilidade da startup.

Conversei com Fabio Tentori, chefe da Enel Innovation Hubs, e ele me explicou que a empresa prefere trabalhar nesse modelo, pois assim as startups não sofrem a infame pressão do sócio investidor. Elas seguem focadas em seus projetos iniciais, ao mesmo tempo que recebem todo o apoio necessário de um player multinacional.

O Brasil também possui um centro de inovação da Enel, localizado no Rio de Janeiro. Os Hubs fazem parte da rede Innovation Hubs que o Grupo Enel está se desenvolvendo em todo o mundo.

Até hoje, foram lançados sete centros de inovação em mercados relevantes para o Grupo Enel. Dentro do seu território e foco de especialização, os Hubs têm a missão de ser o ponto de encontro entre as startups e as linhas de negócio do grupo, a fim de desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos para startups e Enel.

Enel inaugura Hub de inovação focado em IoT em Madri

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.