Mês passado viajei para Madri, na Espanha, a convite da Enel, para participar de um debate sobre energias renováveis. O debate reuniu 20 influenciadores do mundo todo e contou com uma presença super especial, do jornalista americano Alexis Madrigal – autor do livro Powering the Dream.

Aproveitamos a visita para participar da inauguração do Hub de inovação da Enel em Madri, que fica hospedado no The Cube. Ele é o primeiro ecossistema de empreendedorismo na Espanha, focado na Internet das Coisas (IoT). A iniciativa é um pouco diferente do que se vê em espaços do tipo. Isso porque a Enel não coloca dinheiro nas startups – eles não participam como sócios.

Veja Também!  Cine Mais | Band exibe ‘Evidências de um Crime’ neste sábado (13/07)

A proposta do Enel Innovation Hub é recrutar principalmente startups focadas em IoT, que preferencialmente já possuam pelo menos um protótipo funcional do produto e que resolvam as necessidades ou desafios de inovação colocados pelas linhas de negócios do Grupo Enel.

A empresa atua como um “parceiro industrial”: disponibiliza às startups toda a sua infraestrutura (como laboratórios de testes de produtos), seu know-how, sua rede de contatos de parceiros de negócios e clientes que permitem a escalabilidade da startup.

Conversei com Fabio Tentori, chefe da Enel Innovation Hubs, e ele me explicou que a empresa prefere trabalhar nesse modelo, pois assim as startups não sofrem a infame pressão do sócio investidor. Elas seguem focadas em seus projetos iniciais, ao mesmo tempo que recebem todo o apoio necessário de um player multinacional.

Veja Também!  Tela Máxima | Record exibe ‘Zohan: Um Agente Bom de Corte’ neste sábado (13/07)

O Brasil também possui um centro de inovação da Enel, localizado no Rio de Janeiro. Os Hubs fazem parte da rede Innovation Hubs que o Grupo Enel está se desenvolvendo em todo o mundo.

Até hoje, foram lançados sete centros de inovação em mercados relevantes para o Grupo Enel. Dentro do seu território e foco de especialização, os Hubs têm a missão de ser o ponto de encontro entre as startups e as linhas de negócio do grupo, a fim de desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos para startups e Enel.

Enel inaugura Hub de inovação focado em IoT em Madri

follow us in feedly