Governo estuda recurso a drones para controlar velocidade nas estradas

0
21

O secretário de Estado da Proteção Civil assegurou que o Governo está a considerar a possibilidade de recorrer a drones para controlar a velocidade nas estradas, uma das medidas consideradas para inverter o aumento do número de mortos nas estradas.

José Artur Neves abordou a questão à margem da apresentação de um estudo sobre condutores do Automóvel Clube de Portugal, acrescentando que o Governo está a encará-la como “uma boa solução” para enfrentar o problema da velocidade excessiva que provoca acidentes.

Além dos drones, o uso de helicópteros da Protecção Civil é encarada como outra possibilidade a considerar, à imagem do que já sucede em Espanha ou França. A tutela estuda também “aplicações com as operadoras para diminuir o uso de telemóvel, incluindo “inibições de sinais” com respostas automáticas para chamadas recebidas que indicam que “o condutor está ao volante e não pode atender a chamada”.

Assim se pretende evitar “um dos principais fatores de acidentes, as colisões e despistes que resultam, não da estrada, mas do uso do telemóvel. As soluções mãos livres podem “limitar o uso da mão, mas não resolvem o problema da distração”.

Veja também…

Deixe o seu comentário

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.