O secretário de Estado da Proteção Civil assegurou que o Governo está a considerar a possibilidade de recorrer a drones para controlar a velocidade nas estradas, uma das medidas consideradas para inverter o aumento do número de mortos nas estradas.

José Artur Neves abordou a questão à margem da apresentação de um estudo sobre condutores do Automóvel Clube de Portugal, acrescentando que o Governo está a encará-la como “uma boa solução” para enfrentar o problema da velocidade excessiva que provoca acidentes.

Além dos drones, o uso de helicópteros da Protecção Civil é encarada como outra possibilidade a considerar, à imagem do que já sucede em Espanha ou França. A tutela estuda também “aplicações com as operadoras para diminuir o uso de telemóvel, incluindo “inibições de sinais” com respostas automáticas para chamadas recebidas que indicam que “o condutor está ao volante e não pode atender a chamada”.

Veja Também!  Domingo Maior | TV Globo exibe ‘Operação Sombra – Jack Ryan’ (17/02)

Assim se pretende evitar “um dos principais fatores de acidentes, as colisões e despistes que resultam, não da estrada, mas do uso do telemóvel. As soluções mãos livres podem “limitar o uso da mão, mas não resolvem o problema da distração”.

Veja também…

Deixe o seu comentário

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.