A inovação tecnológica está presente no cotidiano de alunos e professores, proporcionando o uso de modernos recurso didáticos na escola, e com isso promovendo melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Nesse sentido, o uso das ferramentas tecnológicas na educação deve ser vista sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, possibilitando a interação digital dos educandos com os conteúdos, isto é, o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que o possibilitam a utilizar o seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado da informação.

Fazer uso da tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável, reconhecida por todo profissional do ensino que anda atualizado com as últimas tendências na área.

Conversamos com o CEO da Nuvem Educacional, Vinícius Nascimento.

Vinícius desenvolveu recentemente um Software que irá ajudar Alunos, Professores e todo o corpo docente a usar a tecnologia ao seu favor.

“Através do nosso sistema, os alunos terão uma extensão da sala de aula. Utilizando ferramentas simples dentro de um Portal Colaborativo, os alunos e professores podem compartilhar conteúdos, tarefas, estabelecer conversas, tirar dúvidas, trocar conhecimento, salvar trabalhos, realizar e formatar pesquisas e questionários. Além disso, o Portal oferece funcionalidades como Mural de Recados, Aniversariantes do Mês, Biblioteca Virtual entre outras. Há também a interface que permite os gestores da instituição postarem informações importantes.”

O Software leva uma Biblioteca Virtual muito fácil de utilizar e uma interface totalmente customizável com cores e padrões da instituição de ensino.

Com a geração Z nascida e criada em um mundo dominado pela tecnologia, é difícil imaginar que possa haver qualquer tipo de resistência por parte dos alunos na implementação da tecnologia em sua educação.

 

O ensino híbrido, que combina a educação tradicional e o uso da tecnologia para conquistar a personalização do ensino, também pode ajudar a conciliar a utilização de ferramentas digitais com a atenção em aulas presenciais, assim como o uso de livros didáticos físicos, por exemplo.

Qualquer que seja a metodologia adotada pela escola, é importante que, durante a transição pela qual ela passará para implementar o uso da tecnologia, haja processos claros entre os profissionais e os alunos, bem como o diálogo constante para lidar com obstáculos e dificuldades.

Aos poucos, com horários e expectativas bem definidos em relação à utilização das novas ferramentas, será possível educar docentes e discentes para que todos se beneficiem e aprendam a usar a tecnologia a seu favor, sem se tornarem dependentes dela.

Instagram Nuvem Educacional

Instagram Vinícius Nascimento

follow us in feedly  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here